STDS prepara técnicos para atendimento às famílias do interior

18 de setembro de 2012 - 03:00

Técnicos dos Cras de 70 municípios estão sendo capacitados

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) iniciou nesta terça-feira, 18, o Encontro de Capacitação para técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de 70 municípios contemplados pelo Projeto Estação Família. Na ocasião foram lançados o Livro da Família e o Manual Técnico, moderno material elaborado especialmente para ser trabalhado junto às famílias atendidas pelas unidades nos municípios. Coloridas e didáticas, as cartilhas serão utilizadas pelas equipes municipais com o objetivo de fortalecer competências e habilidades que facilitem a abordagem junto às famílias atendidas nos Cras.

Durante o encontro, que segue até o dia 20, os técnicos serão instruídos para realizar seleção das 100 famílias mais vulneráveis socialmente para formar quatro grupos de convivência, compostos por 25 representantes familiares cada. O intuito é realizar reuniões semanais nos municípios nas quais serão trabalhados temas de áreas diversas que possibilitem o fortalecimento do capital humano, de acordo com as características e necessidades de cada grupo.

Projeto Estação Família

Desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios (APDM/CE), o Projeto Estação Família potencializa equipes técnicas municipais para trabalhar por meio de ações intersetoriais as abordagens socioassistenciais junto às famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Foram contemplados com o Estação Família: Acarape, Acopiara, Apuiarés, Aracati, Arneiroz, Assaré, Aurora, Acaraú, Altaneira, Boa Viagem, Banabuiú, Brejo Santo, Capistrano, Caucaia, Chorozinho, Cariré, Caririaçu, Catarina, Cascavel, Choró, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibicuitinga, Iguatu, Ipaporanga, Irauçuba, Itatira, Itaiçaba, Itaitinga, Itarema, Farias Brito, Graça, Hidrolândia, Horizonte, Jaguaribe, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Massapê, Morrinhos, Moraújo, Maranguape, Mauriti, Milagres, Milhã, Monsenhor Tabosa, Mulungu, Nova Olinda, Novo Oriente, Ocara, Potengi, Pedra Branca, Penaforte, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Reriutaba, Saboeiro, São João do Jaguaribe, Santana do Acaraú, Sobral, Tarrafas, Tauá, Tianguá, Umirim, Uruoca e Viçosa do Ceará.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva