Jovens internos produzirão artesanato para a Ceart

19 de outubro de 2012 - 17:40

 

Internos e familiares produzirão peças em vime e tecelagem que serão comercializadas nas lojas da Central de Artesanato

 

Data: 22 de outubro (segunda-feira)

*8h30 – Cecal (Rua Ipaumirim, 830, Conjunto Prefeito José Walter)

*14h30 – CEDB (Rua Eldorado, 800, Passaré)

 

Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas começam a tecer novas oportunidades por meio do artesanato. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) lança na próxima segunda-feira, dia 22, projeto de capacitação na área, do qual participarão, inicialmente, 50 internos dos centros educacionais Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal) e Dom Bosco (CEDB). Além dos jovens, também participarão das oficinas as mães dos internos.


Orientada por profissionais da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), a turma do Cecal fabricará a coleção Íris, com produtos de tecelagem, que trará mantas, caminhos de mesa, jogos americanos e tapetes. Já os internos do CEDB produzirão a coleção Vime, que será composta por completa linha de material de escritório. Depois de prontas, as coleções serão comercializadas nas lojas da Ceart.


O titular da STDS, Evandro Leitão, destaca que os adolescentes poderão colocar em prática sua sensibilidade e criatividade. “O projeto Ceart nas Medidas Socioeducativas é uma ferramenta de inclusão social que valoriza nossa identidade cultural e, o mais importante, dá a esses jovens e a suas famílias a oportunidade de aprender um ofício e gerar renda”, pontua o secretário.

 

Capacitação

Os internos participarão de programas de treinamento que envolvem capacitação tecnológica com aulas sobre aperfeiçoamento da produção artesanal e desenvolvimento de novos produtos. Além disso, haverá módulo de gestão de negócios que tratará de associativismo, mercado, comportamento empreendedor, controles gerenciais e formação de preço dos produtos.


Para a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato e Economia Solidária da STDS, Amanaci Diógenes, a inédita parceria com os centros educacionais é uma oportunidade de formar novos artesãos. “Por meio do manuseio das tipologias, os jovens terão contato com noções de design e acabamento, atividades que contribuirão para o aperfeiçoamento da prática profissional”, explica Amanaci.


 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

twitter: www.twitter.com/stdsonline