Evandro Leitão ministra palestra sobre regulamentação das atividades das MPEs e do Empreendedor Individual do Estado

22 de novembro de 2012 - 15:37

 

O Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, participa nesta sexta-feira, 23, da sexta edição do Seminário Empreender que acontece no Centro de Negócios do Sebrae, uma parceria do grupo de comunicação O Povo e Fundação Demócrito Rocha. Em sua apresentação, às 9 horas, Evandro Leitão irá abordar o Governo do Ceará e a Regulamentação das atividades das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual do Estado. O secretário representará na oportunidade, o Governador Cid Gomes.

 

 

Como forma de fortalecer e estimular o empreendedorismo no Estado e percebendo as necessidades do mercado e o interesse de novos empreendedores em abrir seu próprio negócio, a STDS realizou durante todo mês de Junho e Julho Seminários do Empreendedorismo em oito municípios cearenses. Foram capacitados 1600 micro e pequenos empresários nos municípios de Juazeiro do Norte, Tauá, Sobral, Quixeramobim, Itapipoca, Jaguaribara, Baturité e Fortaleza, o que resultou na criação do Plano Integrado de Empreendedorismo do Ceará.

 

 

Outras ações

Através da Central Fácil a STDS atendeu, até outubro deste ano, 111. 534 pessoas, incluindo os atendimentos feitos pela sede de Juazeiro do Norte, e realizou 5.301 formalizações, entre empreendedores individuais e empresas de pequeno porte. Já pelo projeto “Eu Empreendedor, Eu Empreendedora”, foram instalados Polos de Atendimento ao Empreendedor em sete Centros de Inclusão Tecnológica(Cits), sete Centros Comunitários, no Espaço Viva Gente(EVG) e no Polo Cine São Luiz.

 

 

Outro projeto que vem auxiliando nos atendimentos é o “Empreendendo na Comunidade”, que atende a mulheres de baixa renda, incluídas no cadastro único, proporcionando capacitações, acompanhamento de um profissional em seus estabelecimentos, e a realização de feiras e seminários. Através desse projeto 9 mil mulheres já foram atendidas nos municípios de Caucaia, Aquiraz, Pacatuba, Gaiúba, Maranguape, Maracanaú, Itaitinga, Chorozinho, Pacajus, Pindoretama e Cascavel.

 

 

Com tudo isso o Governo do Estado, por meio da STDS, vem criando condições legais que asseguram o efetivo desenvolvimento deste importante segmento econômico. “Com o aumento no número de formalizações do trabalhador individual e de micro e pequenas empresas, o acompanhamento do empreendedor se torna cada vez mais necessário e oportuno. Esse é o nosso objetivo: assessorar as pessoas para que abram o seu próprio negócio, gerem empregos e ampliem a renda”, explica Evandro Leitão.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline