STDS inaugura quatro Centros de Educação Infantil em Pedra Branca

17 de dezembro de 2012 - 15:23

Este ano, 16 obras sociais foram construídas em 10 municípios

Data: 18 de dezembro (terça-feira)

Local: Pedra Branca

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), segue construindo obras sociais no interior cearense. Nesta terça-feira, 18, mais quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) financiados pelo Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II) serão inaugurados no município de Pedra Branca. O valor total das obras foi de R$ 2,2 milhões, sendo R$ 1,6 milhão investimento do Estado e outros R$ 600 mil, do município.

Juntos, os quatro equipamentos atenderão 565 crianças. Os CEIs dos bairros Chico Leandro e Santa Terezinha oferecerão, cada, 100 vagas para crianças de 2 a 6 anos. Com atendimento voltado para a mesma faixa etária, o Centro do distrito Santa Cruz do Banabuiú terá capacidade para 200 crianças. Já o CEI do bairro Santa Maria receberá 165 crianças de 0 a 6 anos e contará com berçário para 15.

Por meio do Proares II, entre 2009 e 2012, a STDS entregou a 32 municípios, 85 novas unidades de atendimento ao público, que beneficiaram 32 mil pessoas e contaram com investimentos de R$ 30,5 milhões. Só em 2012, o secretário Evandro Leitão inaugurou 16 obras sociais, com investimento de R$ 6,7 milhões, em 10 municípios: Santana do Cariri, Aratuba, Miraíma, Tejuçuoca, Tarrafas, Tamboril, Morrinhos, Araripe, Assaré e Boa Viagem.

Proares II

O Proares II financia a construção de Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), de Educação Infantil (CEIs), de Esporte, Ginásios Poliesportivos, Pólos de Convivência e Bibliotecas. Além disso, disponibiliza às unidades de ação social existentes, equipamentos e material permanente. O programa promove, ainda, a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nas novas unidades.

Para a escolha dos equipamentos sociais, a sociedade civil organizada, a comunidade local e representantes do poder público participam de oficina de Planejamento Participativo Municipal (PPM) e, conjuntamente, selecionam os equipamentos que serão destinados a cada município.

Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartidas Estadual e Municipal.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva