STDS encaminha 252 mil trabalhadores ao mercado e forma mais 26.671 jovens em 2012

27 de dezembro de 2012 - 14:50

Com a aproximação das copas da Confederação em 2013 e do Mundo de Futebol, em 2014, dezenas de atividades passaram a exigir mão de obra qualificada e pessoas determinadas a empreender, para aproveitar as oportunidades de serviços e trabalho que começam a surgir e que emergirão com maior força a partir de 2013. Diante deste desafio, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) ampliou o foco de suas ações de capacitação e formação de mão de obra em 2012, e entregou prontos ao mercado cearense, 26.671 pessoas, entre jovens e adultos. Outros 252 mil trabalhadores foram encaminhados ao mercado de trabalho.

Os jovens foram capacitados por meio dos programas Primeiro Passo, Criando Oportunidades e Garantindo Acessibilidade, sendo este último destinado ao treinamento e formação de pessoas portadoras de deficiência. Em 2012, 653 pessoas com deficiência foram capacitadas, em 51 cursos e 83 inseridos, somente por meio deste programa.

Em 2012, as ações de empreendedorismo também foram estimuladas e fortalecidas com a criação de uma coordenadoria específica, para promover a formalização de novos profissionais e o surgimento de novas micro e pequenas empresas no Estado. Só este ano, foram emitidas 92.355 carteiras de trabalho, assegurando a formalização dos trabalhadores na Previdência Social e 135.831 vagas de emprego foram captadas junto a empresas cearenses.

Empreendedorismo

Somente neste ano de 2012, a STDS atendeu 147.363 empreendedores individuais, capacitou outros 4.580 e apoiou a abertura de 8.565 micro e pequenas empresas, na capital e no interior cearense. As ações foram realizadas nas unidades da Central Fácil de Fortaleza e Juazeiro do Norte e nos 15 polos integrados de empreendedorismo, sendo seis em bairros da periferia de Fortaleza.

“Essas ações são importantes para dar nova dinâmica ao mercado de trabalho que, mesmo diante das ameaças de crise, soube empreender e gerar novos postos de emprego formal. Ações que ganharão mais força em 2013, a partir da regulamentação recente, da Lei Geral do Supersimples no Ceará”, destaca o titular da STDS, o economista, Evandro Leitão. Conforme explica, a regulamentação da Lei Geral irá ampliar as oportunidades para as Microempresas(ME), Empresa de Pequeno Porte, Empreendedores Individuais, além dar estímulo novo ao espírito empreendedor dos cearenses.

A Nova lei, acrescenta Evandro Leitão, irá incentivar o surgimento de novos negócios, contribuir para a formalização de empreendimentos, reduzir o índice de mortalidade das pequenas empresas, diversificar a atividade produtiva Estadual, melhorar a competitividade das micro e pequenas empresas e abrir novos horizontes para quem pretende empreender, de olhos nas oportunidades da Copa das Confederações e do Mundo de 2014. “Isso tudo se traduz em mais emprego, mais renda e, consequente em crescimento e melhoria do bem estar social”, ressalta Leitão.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva