STDS investe em qualificação e entrega mais 902 profissionais ao mercado de trabalho

7 de janeiro de 2013 - 18:31

 

 

Durante todo o ano de 2012, foram qualificados profissionalmente 2.678 jovens,

por meio de 158 cursos


 

Data: 8 de janeiro (terça-feira)

Horário: 14 horas

Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

 

Diante do crescente número de obras e empreendimentos em realização no Ceará, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) dinamiza a capacitação de jovens no Estado, contribui com a formação de mão de obra qualificada para diversos setores da economia e entrega ao mercado de trabalho mais 902 novos profissionais capacitados, entre outubro e dezembro passados, nos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (Cits). A solenidade de conclusão de curso dos jovens será nesta terça-feira, dia 8, às 14h, no Auditório da STDS.


Divididos em 42 cursos, os jovens foram qualificados nas áreas de Cabeleireiro, Manicure, Informática BrOffice, Corte e Costura, Assistente Administrativo, Eletricista, Criação de Novos Negócios, Inglês, Mecânica de Motos, Secretariado, Inglês para Hotelaria, Recepcionista, Doces e Salgados. Durante todo o ano de 2012, foram qualificados profissionalmente 2.678 jovens, por meio de 158 cursos.

 

Laboratório Vocacional

A STDS mantém sete Cits em Fortaleza que ficam localizados nos bairros Lagamar, Mucuripe, Parque São José, Messejana, Conjunto Ceará, José Walter e Jangurussu. Os Centros atendem à comunidade por meio de cursos de qualificação em Inglês e Informática Básica, de ações complementares e de oficinas socioeducativas com as famílias.


Cada Cits funciona como um laboratório vocacional. O espaço é utilizado para capacitar o público de acordo com as atividades realizadas em cada bairro. No Lagamar existe instalado um laboratório de gastronomia; no Mucuripe, de turismo e línguas; Parque São José, de telemarketing; Messejana, de confecção e moda; Conjunto Ceará e José Walter, de hardware; e Jangurussu, laboratório de serviços domésticos. Os cursos têm duração de 200 horas aula.


São desenvolvidas ainda ações de geração de emprego e renda no entorno de cada Centro, proporcionando o fortalecimento da economia dos bairros. Além disso, todas as unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), facilitando, desse modo, o encaminhamento do jovem estudante ao mercado de trabalho.


Cada unidade possui auditório com estrutura para realização de vídeo-conferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, de professores, de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado. As capacitações contam com o suporte de parceiros como o Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Idesc), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), além da participação de entidades sociais civis.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline