STDS celebra Dia da Mulher com programação informativa e cultural

7 de março de 2013 - 15:06

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) celebrou nesta sexta-feira, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, com programação que envolve cultura, lazer e informação. Dentre as atividades, foram realizados debates sobre políticas públicas para mulheres e o papel que desenvolvem na área da assistência social. Além disso, uma mesa redonda foi formada por convidadas que falaram sobre suas experiências que envolvem: vida profissional, longevidade, negritude, violência contra a mulher, maternidade e homossexualidade. (*Veja programação abaixo)


Para Keila Chaves, fundadora do Centro de Apoio a Mães de Pessoas com Eficiência (Campe), entidade fundada em 2003, o momento foi rico em exposição de idéias. A convidada apresentou sua experiência de luta como mãe de pessoa com deficiência. “Como mulher, como mãe, considero de extrema importância este momento de troca de informações. São ações como essa que nos fortalecem. Afinal, com tudo que já se avançou, é preciso saber que ainda há um longo caminho para as mulheres percorrerem”, afirmou Keila.


O evento contou com presença da coordenadora estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Mônica Barroso, e as coordenadoras, respectivamente, das proteções Especial e Básica da STDS, Ana Cruz e Mary Anne Libório.

 

Protagonismo Feminino

Há 17 anos coordenando a Casa do Caminho, unidade da STDS que abriga mulheres em situação de violência, Jaqueline Pinheiro, assistente social, advogada e uma das convidadas desta sexta-feira, avalia que além de celebrar, o dia 8 é também um dia para refletir. “Este é um momento para pensarmos sobre os avanços e desafios da mulher na sociedade. É hora de observarmos, especialmente, o papel da mulher no desenvolvimento econômico e social do estado”, conclui Jaqueline.


A observação de Jaqueline merece atenção. Divulgados na última quarta-feira, 6, os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) apontam que a taxa de ocupação do mercado de trabalho ainda é maior entre homens. No ano passado, eles absorveram 68,3% das 25 mil vagas geradas, enquanto as mulheres ficaram com 32% das vagas. A boa notícia é que foi registrado um crescimento mais rápido entre as mulheres que conseguiram emprego com carteira assinada: 10,3% em 2012 contra 5,6% em 2011. O estudo aborda a situação da mulher no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e é feito em parceria com o IDT.

 

Outras atividades

As interessadas em realçar o visual participaram da Oficina Mulher Bela, no pátio da STDS. Realizada por profissionais formados nos cursos do Espaço Viva Gente, a oficina ofereceu tratamento para cabelos e unhas e também maquiagem completa.

 


 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

Fone: 3101.2099 / 2089

Cel: 8878.8510

E-mails: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline