STDS e Coopercon capacitarão 1.000 artífices à construção civil

2 de abril de 2013 - 19:29

 

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (Coopercon) abrem nova frente de capacitação de mão de obra qualificada para o setor e de inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho formal. Na manhã desta terça-feira, 02, o titular da STDS, Evandro Leitão e o presidente da Coopercon, Marcos Novaes, assinaram convênio para adaptação do Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), do bairro José Walter, em Fortaleza, em um centro vocacional para formação de 1.000 carpinteiros, eletricistas, encanadores, pintores pedreiros e demais artífices do segmento, por ano.


“Essa parceria é um marco que irá integrar, definitivamente as políticas sociais às políticas do trabalho, emprego e renda”, destacou Evandro Leitão, ao assinar o convênio e já sinalizando com a perspectiva de novas parcerias serem formalizadas, entre as duas instituições, no sentido de gerar mais oportunidades de trabalho para os cearenses. “Para nós é importante que tenhamos uma salvaguarda no poder público. Essa parceria com a STDS é um exemplo a ser seguido”, observou Marcos Novaes, diante de representantes da Construção Civil e de técnicos do governo Estadual presentes à solenidade.

 

Especialização

“Queremos formar 1.000 novos profissionais por ano”, sinalizou Marcos Novaes, ao garantir que os treinandos já sairão do CITS empregados. Ele ressalta, porém, que para serem aprovados, os alunos terão de comprovar participação mínima de 90% das aulas e média final 8. Segundo ele, em cerca de 30 dias os primeiros cursos deverão ser iniciados, aproveitando os espaços das salas de aulas e estrutura já existentes do CITS.


Conforme o secretário Evandro Leitão, na adaptação do prédio serão investidos R$ 1,65 milhão, sendo R$ 150 mil do governo do Estado, via STDS, e o restante financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). As obras deverão ser iniciadas até julho e concluídas em outubro próximo. O CITS do José Walter foi escolhido pelo grande número de operários do setor que residem na região.


“As próprias obras já poderão servir de laboratório para os formandos”, explicou Novais, segundo quem a prioridade inicial de formação será dada a quem já trabalha na construção civil e busca uma especialização. A entidade reúne 90 construtoras associadas que, juntas, respondem por 85% do PIB do setor da construção civil no Estado.

 

Laboratórios Vocacionais

A STDS mantém sete Cits em Fortaleza, localizados nos bairros Lagamar, Mucuripe, Parque São José, Messejana, Conjunto Ceará, José Walter e Jangurussu, onde, em 2012, foram qualificados profissionalmente 2.678 jovens, por meio de 158 cursos. Cada Cits funciona como um laboratório vocacional.


O espaço é utilizado para capacitar o público de acordo com as atividades realizadas em cada bairro, nas áreas de gastronomia; turismo e línguas; telemarketing; confecção e moda; hardware e serviços domésticos. Os Centros atendem ainda às comunidades por meio de cursos de qualificação em Inglês e Informática Básica, de ações complementares e de oficinas socioeducativas com as famílias. Os cursos têm duração de 200 horas/aula.

 

Estrutura

Cada unidade possui auditório com estrutura para realização de vídeo-conferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, de professores, secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado. As capacitações contam com o suporte de parceiros como o Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Idesc), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), além da participação de entidades sociais civis.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline