Ceart e Sebrae expõem a riqueza do artesanato nacional

7 de junho de 2013 - 20:06

 

 

 

 

Abertura: segunda-feira, dia 10, às 19h

Local: Loja Ceart – Av. Monsenhor Tabosa, 777

 

Turistas brasileiros e estrangeiros que visitarem Fortaleza nesse período da Copa das Confederações e, por todo o mês de julho, poderão conhecer, conferir e usufruir a partir de segunda-feira, dia 10, da riqueza do genuíno artesanato cearense e de outros sete Estados brasileiros, em um só local. Por 40 dias, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), em parceira com o Sebrae, estarão participando do Showroom Brasil Original.


Criado com o objetivo de divulgar o artesanato nacional, especialmente no período da Copa das Confederações e da Copa do Mundo Fifa 2014, o Showroom funcionará diariamente das 9h às 21h, na Loja Ceart, da Avenida Monsenhor Tabosa, 777, anexo ao Sebrae-CE. Do Ceará, 48 grupos produtivos de 41 municípios participam diretamente do projeto e estarão expondo e comercializando peças trabalhadas em fibras vegetais, palha de milho, palha de carnaúba, sisal, areia colorida, couro, argila, bordados à mão, crochê, renda de bilro, tecelagem, além de bijuterias feitas com metal.

 

Do Brasil para mundo

Além de peças cearenses, os visitantes poderão conferir produtos de artesãos de Alagoas, Amazonas, Paraíba, Piauí, Sergipe, Brasília e Rio de Janeiro. A expectativa do Showroom Brasil Original é tornar a produção local mais competitiva, por meio de coleções que mantenham as influências culturais de cada grupo beneficiado, mas que tenham acabamento e concepção mais universal.


A qualidade das peças expostas são conferidas e atestadas pela Ceart e Sebrae, que realizam capacitações tecnológicas periódicas, para desenvolvimento de coleções de novos e variados produtos, além de cursos voltados para áreas de mercado, empreendedorismo e produção. Todos os grupos capacitados tiveram suas coleções divididas por tipologia e produto.

 

Ceart

O objetivo da Central de Artesanato do Ceará (Ceart) é fortalecer o setor, a partir da promoção e ampliação das oportunidades de comercialização e da capacitação dos artesãos pertencentes a grupos produtivos e entidades artesanais do Estado. Em 2012 a Ceart cadastrou mais 4.906 artesãos e capacitou 7.067. Além disso, 113.873 peças artesanais foram comercializadas e 24.942 ocupações foram geradas ou mantidas com empreendimentos artesanais.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline