Dilma e Cid participam de formatura de 3.207 jovens do Pronatec BSM, no Ceará

18 de julho de 2013 - 13:37

 

Em 2012 já foram formados outros 15.035 jovens. Em dois anos, o programa matriculou 30.626 pessoas, em 68 municípios cearenses


 

Data: 18.07.2013 (quinta-feira)

Hora: 14 horas

Local: Centro de Eventos do Ceará (CEC)


 

A presidente da República, Dilma Rousseff, e o governador Cid Ferreira Gomes participam às 14 horas, desta quinta-feira, 18, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), da formatura de 3.207 jovens, participantes do programa Pronatec BSM – Brasil Sem Miséria, em dez municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Essa é mais uma turma de um total de 30.626 pessoas já matriculadas e capacitadas profissionalmente, nesses últimos dois anos, 2012 e 2013. Para este ano, estão disponibilizadas 42.786, nas quais 15.591 pessoas já estão matriculadas e cursando. No País, o Pronatec BSM disponibiliza 970.242 vagas, das quais 500 mil já foram preenchidas nos últimos dois anos, tempo de operacionalização do programa.


Promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), sob a coordenação no Ceará, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o Pronatec BSM se constitui, atualmente, no maior projeto de capacitação de mão de obra para pessoas carentes e em busca da oportunidade do primeiro emprego. O público-alvo são as pessoas cadastradas ou em processo de cadastramento nos programas federais de transferência de renda, beneficiários do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

 

Qualificação cidadã


No Ceará, estão matriculados atualmente 15.591 pessoas, jovens a partir de 16 anos de idade, de 68 municípios que já pactuaram vagas com o MDS. Até o momento, 165 municípios já aderiram ao programa. O Pronatec Brasil Sem Miséria é mais uma porta de formação profissional que se abre para nossos trabalhadores. Precisamos do engajamento de todos os gestores municipais para reforçarmos a expansão desse programa”, defende o titular das STDS, o economista Evandro Leitão, ao destacar a importância do Pronatec para a formação profissional e cidadã dos jovens cearenses e dos demais Estados.


Para realização do programa no Estado, a STDS vem promovendo o diálogo e a articulação com os municípios, organizando as ações desenvolvidas em âmbito Estadual, identificando, com apoio das prefeituras Municipais e do Sine/IDT as oportunidades de geração de emprego e renda, além de fazer o alinhamento da oferta dos cursos de qualificação com o perfil do público-alvo do programa. “Os cursos são ofertados de acordo com o Mapa de Oportunidades de Trabalho e Emprego, identificado pelas prefeituras, com apoio do Sine-CE, sempre em conformidade com as vocações produtivas de cada município”, explica Evandro Leitão.

 

Eixos vocacionais


A execução do Pronatec BSM é desenvolvida pelas prefeituras, que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários e acompanhamento dos alunos em suas respectivas cidades, sempre contando com o apoio do governo Estadual e do MDS. Os principais eixos de formação inicial e continuada são nas áreas do comércio, indústria e serviços. No País, 481 tipologias diferentes de cursos estão sendo ofertadas, respeitando a vocação e a demanda do mercado de trabalho de cada cidade. As áreas mais demandadas são de artesanato, alimentação e comércio e serviços.


Os interessados em participar dos cursos do Pronatec Brasil sem Miséria devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou as secretarias de Assistência Social de cada município. Em todo o Ceará existem 373 Cras, dos quais 23 estão localizados em Fortaleza. A oferta dos cursos é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e material escolar.


As capacitações serão realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pelas unidades do Sistema Nacional de Aprendizagem, composto por Senai, Senac, Senar e Senat. Os cursos contemplam pessoas a partir dos 16 anos de idade e têm carga horária que varia de 160 a 400 horas/aula, de acordo com a tipologia. Os municípios que já tem turmas formadas são: Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Maranguape, Maracanaú, Pacajus e São Gonçalo do Amarante.


 

2. PARTICIPAÇÃO DA STDS

Promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o

o Pronatec BSM tem a participação decisiva do governo do Estado, por meio da STDS, no seu sucesso. Para realização do programa no Estado, a STDS vem:

 

– Promovendo o diálogo e a articulação com os municípios e com as entidades ofertantes dos cursos: SENAC, SENAI, SENAT, SENAR, Instituto Federal (IFCE) e Rede de Escolas Técnicas Estaduais

 

 

– Organizando as ações desenvolvidas em âmbito Estadual,

 

 

– Identificando, com apoio dos CRAS, prefeituras Municipais e do Sine/IDT, as oportunidades de geração de emprego e renda

 

 

– Alinhando a oferta dos cursos de qualificação com o perfil do público-alvo do programa.

 

 

– Promovendo a integração dos alunos às políticas de emprego e renda e aos programas de associativismo e cooperativismo.

 


Nesse processo, o co-financiamento da STDS, da ordem de R$ 7,14 milhões, anuais, para o Paif – (Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias), de 170 CRAS, em 148 municípios, tem sido essencial para a identificação das demandas dos cursos. Assistidas nos CRAS, as famílias apontam os cursos, que passam a formar o Mapa de Oportunidades de Trabalho e Emprego.


A formação do pacote de cursos conta com o apoio das prefeituras, e do Sine-CE, e é feito sempre em conformidade com as vocações produtivas de cada município. Todos os cursos e alunos são acompanhados, pelos CRAS, por meio das equipes do ACESSUAS, também apoiadas pela STDS.


A execução do Pronatec BSM é desenvolvida pelas prefeituras, com o apoio do governo Estadual e do MDS.


Os principais eixos de formação inicial e continuada são nas áreas do comércio, indústria e serviços. No País, 481 tipologias diferentes de cursos estão sendo ofertadas. As áreas mais demandadas são de artesanato, alimentação e comércio e serviços.


Os interessados em participar dos cursos do Pronatec Brasil sem Miséria devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou as secretarias de Assistência Social de cada município. A oferta dos cursos é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e material escolar.


 

3. PRONATEC BSM EM NÚMEROS NO CEARÁ

O Ceará é o segundo Estado com maior número de matriculados no Nordeste. Fortaleza se destaca por ter o maior número de formandos, 1.406, ou 43,84% do total , seguido de Caucaia, com 18,25%.

Dados do Pronatec:

31.595 beneficiários

158 municípios já aderiram ao Programa

68 municípios possuem oferta de cursos

116 municípios ainda não possuem nenhuma oferta de cursos

54 municípios estão efetuando matrículas

13 municípios ainda não iniciaram o processo de matrículas

 

PRINCIPAIS CURSOS

– São diversos os cursos oferecidos pelo Pronatec. Na planilha estão os 10 cursos com maior número de formandos.

 

Curso

Formandos

01. Auxiliar Administrativo

427

02. Auxiliar de Recursos Humanos

233

03. Costureiro Industrial de Vestuário

196

04. Manicure e Pedicure

171

05. Depilador

155

06. Recepcionista em Meios de Hospedagem

132

07. Representante Comercial

112

08. Auxiliar de Crédito de Cobrança

103

09. Operador de Computador

82

10. Fotógrafo

78

 

 

*Mais informações: Robson Veras – (085) 3101-4609, 3101- 4486 ou (085) 8895-5462.


 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: www.twitter.com/stdsonline