Josbertini defende a promoção da juventude pelo trabalho

13 de setembro de 2013 - 19:01

Promover o engajamento da juventude cearense na dinâmica do desenvolvimento econômico experimentado pelo Ceará e o Brasil, capacitá-lo profissionalmente para inseri-lo no mercado, bem como promover a interface entre a assistência social e o mundo do trabalho são os focos de ação do novo secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Virgínio Clementino, que assumiu a pasta, na manhã desta sexta-feira, 13, no lugar de Evandro Leitão. Graduado em Administração Pública e de Empresas e Mestre em Planejamento e Política Públicas, Clementino destacou a disposição de trabalhar firmemente para que os jovens não percam a locomotiva do desenvolvimento social e econômico porque passa o Estado.

Vamos trabalhar forte, porque o Ceará é a grande locomotiva de geração de emprego do Nordeste. O Ceará nos últimos 12 meses gerou 37 mil empregos, mais até que a Bahia, que gerou 30 mil. Isso é resultado da grande dinâmica que o governador Cid Gomes está implementando no Estado”, declarou o novo titular da STDS, para um auditório lotado de parlamentares, prefeitos, secretários estaduais e municipais, líderes de classes, de servidores da STDS e familiares, que vieram lhe prestigiar.

Abrir portas

Experiente em políticas da promoção do trabalho e da juventude, Josbertini Clementino destacou que, apesar do Brasil viver hoje uma situação de pleno emprego, com taxa de desemprego de apenas 5,7%, a classe juvenil, os jovens com idades entre 15 e 16 anos, é uma das que mais sofre, e cujos os índices de desemprego chegam a 24%. “O papel desta secretaria (STDS) na área do trabalho é fazer com que todos os cearenses tenham a oportunidade de conseguir, de abraçar esses postos de trabalho que estão sendo gerados no Estado”, defendeu o secretário.

Para ele, “a sociedade não deve enxergar a juventude como problema”, ao mesmo tempo em que não se admite que jovens talentos, que a força produtiva juvenil, no início da vida laboral, seja arrebatada pelo “mercado” das drogas, da violência da marginalidade. “A juventude não pode ser o agente limitador desse processo de desenvolvimento. Temos que aproveitar essa grande força de trabalho juvenil no mercado produtivo, para não perdê-los para os mercados da droga e da marginalidade”, alertou.

“Quantos gênios estamos perdendo, quantos artistas, quantos trabalhadores, esportistas e empreendedores estamos perdendo, porque não damos oportunidade suficientes de educação, capacitação e emprego”, questionou Josbertini, lembrando o educador Darci Ribeiro. “Vamos portanto trabalhar firme para incluir os cearenses nas vagas de trabalho que estão surgindo e também, para buscarmos portas de saída para que as pessoas, hoje integrantes desse projeto excepcional que é o Bolsa Família, possam se emancipar, e possa conseguir o seu sustento e com uma vida digna, através do seu emprego”, conclamou.

Intersetorialidade

Para tanto, Josbertini disse que irá trabalhar de forma firme e muito articulada com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Programa que ele, pessoalmente, vinha articulando no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), onde foi diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego à Juventude, até a semana passada, antes de ser convidado pelo governador Cid Gomes, para assumir a STDS.

Conforme explicou, a ação vem sendo desenvolvida de forma integrada entre o MTE e os ministérios da Educação e o do Desenvolvimento Social, como forma de dar mais escala ao Pronatec e alcançar números crescentes do Cadastro Único do Bolsa Família. Destacou ainda, a importância de se potencializar as relações com as demais secretarias Estaduais, os municípios e a sociedade civil organizada e promover a intersetorialidade entre os diversos agentes públicos em várias esferas.

São essas mensagens e ações concretas que queremos imprimir. Para isso, contamos com o apoio dos nossos deputados, do Ministro do Trabalho, Manoel Dias, e, de forma integrada, com as diversas secretarias estaduais, para que possamos superar esse desafio, que a sociedade está nos impondo agora”, anunciou. “Meu gabinete está aberto a todos. Prometo que vou agarrar essa oportunidade que nos deu o governador Cid Gomes, o meu partido, o PDT, para que possamos demonstrar que a juventude também tem voz e vez e que podemos ajudar o nosso povo”, concluiu.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira