Josbertini defende trabalho decente para pessoas com deficiência

19 de setembro de 2013 - 17:53

Nós temos que ofertar trabalho decente e não apenas cumprir cotas. Temos que criar mais espaços para as pessoas com deficiência, com a dignidade que elas precisam”. A observação foi feita na manhã desta quinta-feira, 19, pelo secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Virgínio Clementino, para representantes do setor produtivo, de entidades de classe e públicas, presentes à solenidade alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (PCDs).

Realizada na Unidade Central do Sine/IDT, em Fortaleza, o evento marcou o lançamento do Mutirão da Inclusão, que transcorre de hoje, até o próximo dia 27, com oferta de empregos para os profissionais com deficiência, nos municípios de Fortaleza, Limoeiro do Norte (20/09), Quixeramobim (24/09), Maracanaú (25/09), Sobral (26/09) e Crato (27/09). Na oportunidade, Josbertini e o presidente do IDT, De Asis Diniz, fizeram a entrega de certificados “Empresa Completa – Empresa que Inclui”, para as empresas cearenses que mais se destacam na inclusão de PCDs, no Ceará. (Veja relação dos agraciados abaixo).

Sensibilização e informação

“Esse dia é importante para tornarmos público a luta em defesa das pessoas com deficiência e ampliarmos esse debate” na sociedade, destacou o secretário. Na ocasião, citou pesquisa realizada pelo Sine-IDT, onde aponta que, de 38,5 mil empregos que deveriam ser ocupados por PCDs, no Estado, apenas 11,6 foram preenchidos, o que abre uma lacuna de 24 mil postos de trabalho para pessoas com algum tipo de limitação, seja física, auditiva, visual, intelectual (mental), múltipla ou reabilitado.

“Temos que trabalhar na sensibilização e na informação do setor produtivo, mas também dialogar mais com os PCDs, para que se reconheçam importantes, como o são, para o mercado de trabalho”. “É importante lembrarmos que as pessoas com deficiência desenvolvem outros sentidos e habilidades, para compensar as suas limitações, e isso os torna mais capazes até mesmo que os demais“, acrescentou o procurador de Justiça e presidente do Fórum Permanente do Idoso e do Deficiente do Ceará, Luis Eduardo dos Santos.

Acessibilidade à família

O secretário fez ainda, um pequeno recorte sobre a situação de empregabilidade dos PCDs, no Ceará, Estado que ocupa a terceira posição no Brasil, com maior presença relativa de pessoas no estoque total de empregos formais, incluindo os vínculos celetistas e estatutários, atrás apenas do Rio Grande do Norte e de São Paulo. Em termos absolutos, o Ceará ocupa a oitava colocação, com 11,6 mil empregos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em 2012, foram empregados em empresas cearenses, 1.149 trabalhadores com deficiência por meio do SINE/IDT. Ele citou ainda alguns dos projetos e programas desenvolvidos pela STDS, para o seguimento, a exemplo do Ceará Acessível, do Laboratório de Inclusão, além do trabalho realizado pelo Sine-IDT para inserção dos PCDs no mercado de trabalho, e da a concessão de benefícios de prestação continuada (BPC Trabalho e BPC Escola), a gráfica em braille e oficinas.

E destacou o Garantindo Acessibilidade, programa destinado a deficientes a partir de 16 anos e seus familiares. Em 2012, esse programa capacitou 603 educandos e inseriu no mercado, 276 pessoas. Neste ano, outros 500 pessoas serão capacitadas em diversos cursos. (Segue programação do Mutirão).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

No calendário do Mutirão da Inclusão, constam palestras, oficinas de orientação para o trabalho, apresentações culturais e debates sobre a temática, além das homenagens às empresas que mais inseriram trabalhadores com deficiência no mercado, através do SINE/IDT, em 2012.

19/Setembro – Regional Fortaleza

Horário: 8h30min

Local: Unidade de atendimento do SINE/IDT do Centro

Av.Duque de Caxias ,1150 – Centro, 2º andar – Fórum Autran Nunes

20/Setembro – Regional Leste

Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social

Rua Sindulfo Chaves, 1889, Centro – Limoeiro do Norte

24/Setembro – Regional Sertão Central

Local: Auditório da Escola Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira

Av. Humberto Sena, 250, Edmilson Correia de Vasconcelos – Quixeramobim

25/Setembro – Regional Metropolitana

Horário: 13h30min

Local: Escola Estadual de Educação Profissional Ma Carmem Vieira Moreira

Rua Maria Ferreira, 150, Pajuçara – Maracanaú

26/Setembro – Regional Norte

Local: Centro de Convenções de Sobral – Salão Saturno

Entrega de placa à Empresa Grendene, por ter incluído o maior número de PCD no Estado do Ceará, por meio do SINE/IDT, em 2012.

27/Setembro – Regional Sul

Local: Auditório do SEST/SENAT