STDS e CEAS realizam a X Conferência Estadual de Assistência Social

3 de outubro de 2013 - 12:09

STDS e CEAS realizam a X Conferência Estadual

de Assistência Social

Na edição deste ano, estão em foco a Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social

O Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, presidiu nesta quarta-feira, 2, a solenidade de abertura da X Conferencia Estadual de Assistência Social. A Conferência, realizada pela STDS e o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-CE) se estende ate sexta-feira, 4, oportunidade em que representantes da sociedade civil, dos municípios e do governo Estadual irão dialogar sobre os serviços, programas, projetos e benefícios destinadas à população mais vulnerável social e economicamente.

Nesta 10ª edição, a Conferência Estadual terá como tema principal, a Gestão e  Financiamento na Efetivação do SUAS (Sistema Unificado de Assistência Social). As conferências de políticas públicas são espaços democráticos, deliberativos e participativos que visam, sobretudo, avaliar e conferir as ações realizadas em anos anteriores e a definição dos rumos a serem adotados nos anos seguintes.

Público alvo

A Política de Assistência Social tem como públicoalvo famílias situação de vulnerabilidade e risco social. É importante destacar, contudo, que a pobreza tem múltiplas dimensões, tais como a falta ou pouca oportunidade de trabalho e renda, privação total de renda, baixo nível de educação e cultura. Por isso, a política de assistência busca ampliar a capacidade das famílias e dos indivíduos, para torná-los cidadãos de fato e de direito.

Ao longo dos três dias da conferência, seis temáticas serão estudadas e debatidas em grupos, sistematizadas e deliberadas para que os gestores, trabalhadores e usuários possam garantir a ampliação dos direitos sociais. Na pauta constam: O cofinanciamento da assistência como obrigação dos três níveis de governo, para (re)afirmar os compromissos das gestões municipais e do Estado, em destinar recursos suficientes para a população em situação de risco social; e o delineamento dos passos e ações para identificar, nos territórios, as pessoas que ainda não foram alcançados pelos serviços socioassistenciais, como forma de se planejar, monitorar e avaliar ações imediatas que evitem o aprofundamento da pobreza e da miséria.

A gestão do trabalho desenvolvido nos órgãos de execução é outro tema a ser debatido, tendo em vista a qualificação dos profissionais e a elevação da qualidade dos serviços prestados. Da mesma forma, serão avaliadas a organização e a prestação dos serviços, programas e projetos, considerando as orientações do Sistema Único de Assistência Social, bem como a gestão dos benefícios do SUAS para criação de mecanismos de acompanhamento dos indicadores e das ações de transferência de renda.

Ao final, serão definidas ações para fortalecer a gestão compartilhada e integrada dos entes federados, com o objetivo de garantir a integralidade de acesso à proteção social, resguardando as diferenças regionais, culturais e técnicas de cada região. (Ver programação completa abaixo).

PROGRAMAÇÃO DA X CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

02.10.2013

08h:00Credenciamento/ Café da Manhã

09h:00Solenidade de abertura

Apresentação Artística: Orquestra de Sopro e Corda do Vila Velha – Glória (regente) 8619-6742

11h:00- Leitura e Aprovação do Regimento da X Conferência Estadual de Assistência Social

12h:30Almoço

14:00 Mesa Redonda: Gestão e Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social –    SUAS.

16h:00Debate

16h:30 Orientações para os Trabalhos de Grupo

17h:00 – Coquetel de Encerramento

03.10.2013