STDS realiza Dia Mundial da Alimentação na Praça do Ferreira

15 de outubro de 2013 - 17:26

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea), levou à Praça do Ferreira nesta quarta-feira, 16 de outubro, uma série de ações e serviços em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. “Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutricional” foi a temática de 2013, cujo objetivo foi avaliar impactos dos sistemas alimentares para o meio ambiente durante todas as fases, como plantação, processamento e comercialização, até a chegada do alimento à mesa do consumidor.

Foram disponibilizados 20 estandes que levaram ao público serviços de avaliação nutricional, orientação sobre consumo consciente, demonstração de alimentos diet e light, cálculo de IMC, distribuição de frutas e material educativo e oficinas de gastronomia. Houve ainda emissão de Carteiras de Trabalho (CTPS), informações sobre processos seletivos e treinamentos, Previdência Social e direitos e deveres do segurado. Além dos serviços, a população teve acesso à programação cultural com apresentações de grupos de música e dança e do Circo Escola Palmeiras.

Celebrado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), o Dia Mundial da Alimentação acontece todos os anos em 16 de outubro e é comemorado em 150 países. Segundo dados da FAO, mais de 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crônica.

Combate à fome

Em todo o Ceará, a STDS realiza ações de combate à fome por meio de assessoramento a gestores públicos e sociedade civil na difusão da Lei de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), criação de conselhos e câmaras intersetoriais e estruturação do Plano de SAN; elaboração de planos de capacitação em educação alimentar; e do desenvolvimento de oficinas de capacitação de profissionais de restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos em 28 municípios, parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Outra ação de que reforça a prática da alimentação saudável é a manutenção do Restaurante Popular Mesa do Povo, na Parangaba. Aberto ao público, o restaurante oferta 1.400 refeições diariamente, ao custo de um real. Todos os dias, os clientes têm duas opções de proteína, além de arroz, feijão, macarrão, farofa e uma salada crua ou cozida, e suco de polpa de fruta. Para a sobremesa, fruta ou doce. O restaurante conta com o acompanhamento de um economista doméstico, que orienta a elaboração dos cardápios.

São parceiros da STDS no Dia Mundial da Alimentação na Praça do Ferreira: IDT, INSS, Sesc, Unifor, UFC, Núcleo de Defesa do Consumidor, Secretarias de Saúde (Sesa), de Educação (Seduc), de Desenvolvimento Agrário (SDA), Conselho Regional de Nutrição, Secretarias Municipais de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), de Educação (SME) e de Saúde (SMS).

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva