STDS inaugura CEI e Biblioteca Pública em Granja

30 de outubro de 2013 - 15:27

O Programa contabiliza 110 obras sociais entregues até agora. Outros 51 equipamentos estão em construção, totalizando 161 novas unidades de atendimento para a população carente do interior cearense.

Data: 31 de outubro (quinta-feira)

Local: Granja

O município de Granja recebe a visita do Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, nesta quinta-feira, 31, para duas inaugurações do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II). Na ocasião, serão entregues ao município um Centro de Educação Infantil (CEI), com capacidade para atender 100 crianças do Distrito de Timonha, e uma Biblioteca Pública, que deverá atender 800 pessoas por mês. O investimento nas duas obras foi de R$ 445 mil.

Apontado como município com elevado índice de vulnerabilidade social, Granja foi contemplado pelo Proares II que, em parceria com sociedade civil, comunidade local e representantes do poder público, elaborou Plano Participativo Municipal (PPM) para definir quais equipamentos seriam construídos. O CEI, por meio de ações educativas de estimulação e saúde, proporcionará educação infantil de qualidade a crianças de 2 a 6 anos de idade. Já a Biblioteca acolherá cidadãos de todas as idades e será um espaço para valorização da literatura, realização de pesquisas, palestras, cursos e demais atividades culturais.

Novos Equipamentos

Com os equipamentos sociais de Granja, a STDS, por meio do Proares II, terá construído e inaugurado até amanhã, 110 obras em todo o Estado. Outros 51 equipamentos se encontram em fase de construção e mais 24 ainda terão suas obras iniciadas. Ao todo, as obras realizadas na segunda fase do Programa garantirão o atendimento de 83.200 pessoas. Entre as obras inauguradas estão Centros de Educação Infantil (CEIs), Pólos de Convivência Social, Quadras e Centros Poliesportivos, Bibliotecas, Cras e Pistas de Skate e Bicicross.

O Proares II financia a construção de unidades sociais e disponibiliza àquelas existentes equipamentos e material permanente. O programa promove ainda a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nas novas unidades. Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartidas Estadual e Municipal.

*Contato para entrevista: Roberto Luiz, coordenador do Proares – 3101 2110 / 8736 4088

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva