Encontro Estadual debate o fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional no Ceará

7 de novembro de 2013 - 19:28

 

Encontro Estadual debate o fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional no Ceará


Data: 7 e 8 de Novembro (Quinta e Sexta-Feira)

Hora: 9 às 17 horas;

Local: Hotel Oásis – Av Beirar Mar, 2.500

 

O Secretário Adjunto da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Julio Brizzi, abriu na manhã desta quinta-feira, 7, o Encontro Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional + 2, como etapa preparatória para o Encontro Nacional que acontece em março de 2014. O evento é chamado de Conferência +2 pois acontece dois anos após a IV Conferência Nacional de SAN e tem a finalidade de avaliar as deliberações da última conferência, ocorrida em 2011, estruturando um balanço dos principais programas e ações de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Na abertura, o secretário destacou os avanços das políticas públicas na área da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a partir da criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, em 2006. Ele ressaltou a importância dos conselhos, como entidades responsáveis pelo fortalecimento, pela análise critica e o diálogo permanente em torno do tema, o que muito tem contribuído para promover e pautar as ações de SAN no contexto da assistência social. “Tudo faremos para ampliar as ações de segurança alimentar no Estado”, prontificou-se Júlio Brizzi.

 

“Temos aqui a oportunidade para conversarmos, trocarmos ideias, experiências, sobre as políticas de SAN”, conclamou a representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Elza Maria Franco Braga. “A questão da segurança alimentar é muito complexa, é intersetorial e dependente de muitas ações estruturantes, mas essa é uma questão de Estado e não de governo, é uma política pública”, enfatizou.

 

 “Essa é uma política que estamos contribuindo, que não começa e nem termina aqui”, acrescentou o presidente do Consea-CE, Emanuel Barreto, lembrando o criador do Programa Fome Zero, que deu origem à política de segurança alimentar, em 1990, o sociólogo Betinho. Na oportunidade, ele destacou o exemplo do município de Tamboril, o primeiro a adotar um sistema de SAN, no Estado. O encontro, que transcorre até esta sexta-feira, reúne representantes de 62 municípios cearenses.



Pauta



No evento estão sendo abordados temas como a universalização do acesso à alimentação; a mudança do perfil nutricional e epidemiológico da população brasileira e a sustentabilidade dos sistemas de produção de base agroecológica. Todo o encontro será pautado em três eixos:


Eixo I: Avanços e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e a soberania alimentar.


Eixo II: Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional;


Eixo III: Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Veja abaixo programação desta sexta-feira.



 

 

Dia 08 de novembro

8 horas – Café da Manhã

8:30 às 12:30 horas – Trabalho em Grupo

12:30 às 13:30 horas – Almoço

13:30 às 16:30 horas – Trabalho em Grupo

16:30 horas – Encerramento do evento – Lanche





 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089/2099

E-mail:

Twitter: www.twitter.com/stdsonline