STDS debate criação do Plano Municipal da Primeira Infância

8 de novembro de 2013 - 18:56

Data: 11 de novembro (segunda-feira)

Horário: 8h30

Local: Hotel Sonata – Av. Beira Mar, 848, Praia de Iracema

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em esforço conjunto com o Instituto da Infância (Ifan), Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), e com apoio do Unicef, realiza nesta segunda-feira, 11, a partir das 8h30, a Oficina Plano Municipal da Primeira Infância: instrumento de diagnóstico e marco lógico.

O objetivo do evento é fomentar nos 184 municípios cearenses, o processo de elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI), onde contêm as estratégias de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças.

Para orientar os municípios na construção dos Planos Municipais, a RNPI produziu o Guia para Elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância que, aliado ao Plano Nacinal pela Primeira Infância (PNPI), aprovado pelo Conanda em 2010, serviu de base para a elaboração dos Instrumentos de Diagnóstico Situacional da Primeira Infância e Marco Lógico.

Os indicativos devem facilitar o processo de conhecimento da realidade local da primeira infância e subsidiar ações nos Planos Municipais. Na ocasião, será apresentado também o software Monitora PMPI, já disponível para utilização gratuita pelos municípios que elaborarem seus planos.

8h – Credenciamento

8h30 – Mesa de Abertura

9h15 – 1ª Mesa Temática: Discutindo a Primeira Infância no Ceará e no Brasil

Tema 1 – A Primeira Infância – Dra. Tati Andrade – UNICEF (25 min)