STDS e Sesporte levam o Esporte para os CITS

14 de novembro de 2013 - 14:28

 

STDS e Sesporte levam o esporte aos CITS

Na oportunidade, serão distribuídos 200 pares de tênis para crianças e jovens carentes de dois bairros da periferia de Fortaleza


 

Serviço:

18 de novembro (segunda-feira)

Cits LagamarRua Monte Cristo, 191, às 8 horas

Cits Mucuripe – Rua do Entardecer, 160, às 9h30


 

Iniciada a contagem regressiva para o Mundial de Futebol de 2014, ganham forças as ações de intersetorialidade, no sentido de aliar as atividades de capacitação, de geração de emprego e renda, esportivas e de lazer, em busca de novos valores e talentos infanto-juvenis nas artes do trabalho e do esporte. Sob esse prisma, as secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Esporte (Sesporte) entregam na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, 200 pares de tênis para crianças e jovens atendidos nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (Cits), dos bairros Lagamar e Mucuripe.


As entregas serão feitas pelos titulares da STDS e Sesporte, respectivamente Josbertini Clementino e Gilvan Paiva, em cada um dos dois Cits, respectivamente, às 8h e 9:30h. As doações, que irão contemplar 200 crianças e jovens na faixa etária de sete a 17 anos, marca a implementação do Projeto Segundo Tempo, da Sesporte, nos Cits – unidades de qualificação de mão de obra, desenvolvidos e sob a gestão da STDS.


 

Projeto Segundo Tempo

O projeto Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

 

Laboratório vocacional


Os Cits funcionam como um laboratório vocacional. O espaço é utilizado para capacitar o público de acordo com as atividades realizadas em cada bairro. No Lagamar existe instalado um laboratório de gastronomia; no Mucuripe, de turismo e línguas; Parque São José, de telemarketing; Messejana, de confecção e moda; Conjunto Ceará e José Walter, de hardware; e Jangurussu, laboratório de serviços domésticos.


A STDS mantém sete Cits em Fortaleza, que ficam localizados nos bairros Lagamar, Mucuripe, Parque São José, Messejana, Conjunto Ceará, José Walter e Jangurussu. Os Centros atendem à comunidade por meio de cursos de qualificação em Inglês e Informática Básica, de ações complementares e de oficinas socioeducativas com as famílias. São desenvolvidas ainda ações de geração de emprego e renda no entorno de cada Centro, proporcionando o fortalecimento da economia dos bairros. Além disso, todas as unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), facilitando, desse modo, o encaminhamento do jovem estudante ao mercado de trabalho.


Cada unidade possui auditório com estrutura para realização de vídeo conferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, de professores, de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado. As capacitações contam com o suporte de parceiros como o Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Idesc), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), além da participação de entidades sociais civis.


 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

Fone: 3101.2099 / 2089

Cel: 8878.8510

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: @stdsonline