STDS e Sejus capacitam 178 egressos do sistema prisional

11 de dezembro de 2013 - 13:06

Em 2013, a parceria das duas secretarias ofertou 11 cursos profissionalizantes aos privados de liberdade da RMF 

 

Data: 12 de dezembro (quinta-feira)

Horário: 9 horas

Local: Auditório da Sejus – Rua Tenente Benévolo, 1.055, Meireles

 

            O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou de abril a dezembro de 2013, 11 cursos profissionalizantes para os privados de liberdade da Região Metropolitana de Fortaleza. Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, às 9h, no Auditório da Sejus, os titulares da Sejus e STDS, respectivamente, Mariana Lobo e Josbertini Clementino, realizam solenidade de certificação dos concludentes dos cursos do programa Mãos que Constroem. Na oportunidade, serão entregues certificados de formação profissionalizante para 178 apenados e kits de trabalho para os alunos que mais se destacaram. Para 2014, outros cursos estão previstos completando 400 vagas ofertadas aos detentos cearenses. 

            O programa Mãos que Constroem visa capacitar e empregar a mão de obra carcerária dentro de obras públicas do Governo do Estado. Deste modo, a maioria dos cursos ofertada está na área de construção civil, como cursos para bombeiro hidráulico e eletricista predial, pedreiro. O objetivo é a inserção no mercado de trabalho aproveitando a demanda crescente por mão de obra especializada neste setor. Mas a parceria versa também em outras áreas. Em 2013, foi ofertado ainda o curso de informática básica para egressos e o curso de customização de sandálias para as internas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa.

 

Cidadania

            “Nós entendemos que uma política pública de ressocialização de excelência passa por dois pontos primordiais: a educação e o trabalho. Não há como pensar que o sujeito sairá da criminalidade se não tiver oportunidade de mudar realmente de vida. Por isso, a Sejus busca parcerias frutíferas como esta com a STDS que vem diminuir uma demanda histórica da população carcerária por formação profissional. Um homem e uma mulher com uma profissão têm oportunidade de reinventar um novo caminho”, aposta a secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo. 

            Para o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, “a prioridade das ações tem sido intensificar os trabalhos de qualificação profissional dos cearenses para que possam assumir as vagas de trabalho disponíveis no mercado”. “Quando falamos dos privados de liberdade, estamos unindo esta carência de qualificação com a promoção da cidadania e redução da violência”, ressalta.


Assessoria de Comunicação Social
Secretaria da Justiça e Cidadania – Sejus
Jornalista responsável: Bianca Felippsen
Fone: 3101.2862
Cel: 8878.8464 / 9688.8008
E-mail: ascom.sejus@gmail.com
Twitter: @sejus_ce

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira 
Fone: 3101.2089 / 2099 
Cel: 8878.8510
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br