Ceará registra a menor taxa de desemprego (7%) dos últimos 5 anos

19 de dezembro de 2013 - 19:20

 

A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registra o menor número de desempregados dos últimos cinco anos, no País. Em novembro último, a taxa de desemprego total foi de 7% da População Economicamente Ativa (PEA) da região, somando 127 mil pessoas, 5.000 a menos que em outubro último. No acumulado de 2013, o número de desempregados recuou 18%, saindo de 155 mil em janeiro, para 127 mil em novembro. Atualmente, a média de desemprego em Recife é de 12,3% da (PEA), em Salvador de 16,9% e no Brasil é de 9,5%, das pessoas economicamente ativas.


Os números constam da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), e com apoio do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). O estudo foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 19, na sede da STDS, em Fortaleza.


Ocupação e rendimentos

Conforme a PED de novembro, o nível de ocupação cresceu 0,5% na RMF, o que elevou a massa de trabalhadores para 1,688 milhão de pessoas. Em termos setoriais, houve expansão de 9.000 postos de trabalhos no setor do comércio e de reparação de veículos automotores e motocicletas; de 4.000 na construção civil, e de hum mil na indústria de transformação, compensando uma redução de 6.000 postos no segmento de serviços.


O setor público também colaborou significativamente com o mercado de trabalho, ampliando em 6.000 o número de assalariados na RMF. Os trabalhadores autônomos aumentaram em 4.000. O número de empregados domésticos não variou. Em termos de rendimentos, relativo ao mês de outubro, houve aumento médio real de 1,6% para o total dos trabalhadores empregados, de 2%, entre os assalariados e 2,7%, para os autônomos.


Maior capacitação

O desemprego segue em declínio pelo 4º mês consecutivo no Estado. “A atual conjuntura continua fortalecendo o emprego, sobretudo porque a economia do Ceará vem crescendo mais do que a média do Nordeste e do País”, explicou o coordenador de Estudos e Análises de Mercado, do IDT, Mardônio de Oliveira Costa. Conforme explica, a queda no número de desempregados é explicado pelo incremento na demanda das empresas, mas também, pelo fato de algumas pessoas terem deixado de pressionar o mercado de trabalho, neste fim de ano.


“Muitos jovens estão deixando de buscar o mercado de trabalho para estudar, para se capacitar”, avalia a assessora da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), Jaqueline Guerra. Somente este ano, até outubro, cerca de 15 mil jovens foram qualificados pela STDS, no Ceará. “Os jovens começam a perceber que se qualificar profissionalmente é essencial, porque o mercado está exigindo níveis de escolaridade cada vez maior”, corrobora Costa. A PED é realizada mensalmente, nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.


*Mais informações: Mardônio Costa – 3101.5500



Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social  STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br