STDS forma mais 825 profissionais em 14 municípios do interior

15 de janeiro de 2014 - 14:51

 

 

Em 2013, cerca de 15 mil pessoas foram capacitadas pela STDS, no Estado, por meio dos projetos Criando Oportunidades e Primeiro Passo.

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) inicia o ano fortalecendo sua política de capacitação e entrega mais 825 profissionais ao mercado de trabalho, em 14 municípios, a partir desta quinta-feira, 16 de janeiro, até o próximo dia 30. Capacitados pelos projetos Criando Oportunidades e Primeiro Passo (Jovem Bolsista), os formandos participaram de cursos de serigrafia artesanal, manutenção de computadores, corte e costura, doces e salgados, mecânica de motos, eletricista predial, agente de vendas e auxiliar administrativo.


“O Ceará segue gerando oportunidades de emprego. Daí a importância de continuarmos qualificando sempre e mais, novos jovens e o trabalhador cearense”, destaca o titular da STDS, Josbertini Clementino. Em 2013, cerca de 15 mil pessoas foram capacitadas no Estado, por meio dos projetos Criando Oportunidades e Primeiro Passo. Nesta semana serão certificados para o trabalho, jovens dos municípios de Itapiúna, Solonópole, Antonina do Norte, cujas formaturas serão realizadas nesta quinta-feira, 16; de Barbalha e Juazeiro do Norte, no dia 17 e Crato, Caririaçu e Potengi, no sábado próximo, dia 18.


Na próxima segunda-feira, 20 será a vez dos formandos de Mulungu e Aratuba, no dia 23, Iguatu; no outro sábado, dia 25, de General Sampaio e Apuiarés, e Horizonte, na quinta-feira, seguinte, dia 30. Nas solenidades de formatura, o secretário fará as entregas, ainda, de 93 kits instrumentais de trabalho aos alunos do Criando Oportunidades que obtiveram as melhores notas e mais de 75% de frequência nas aulas.

 

Capacitação cidadã

O Projeto Criando Oportunidades tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria. Além disso, atende jovens de 16 a 24 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afro-descendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas e LGBTT.


Já o Primeiro Passo atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. O projeto objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Jovens da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação: Bolsista, Aprendiz e Estagiário. Na linha de ação Bolsista os jovens na faixa etária de 16 a 23 anos, cursando o 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental II, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, são contemplados com cursos de qualificação realizados em entidades parceiras. Os jovens ainda recebem fardamento, bolsa-capacitação (R$ 100,00), vale transporte e lanche.

 

Serviço: PROGRAMAÇÃO

16 de janeiro (quinta-feira)

Itapiúna: 9h

Solonópole: 13h

Antonina do Norte: 16h

17 de janeiro (sexta-feira)

Barbalha: 8h30

Juazeiro do Norte: 11h30

18 de janeiro (sábado)

Crato: 8h30

Caririaçu: 10h30

Potengi: 14h

20 de janeiro (segunda-feira)

Mulungu: 9h

Aratuba: 11h

23 de janeiro (quinta-feira)

Iguatu: 19h

25 de janeiro (sábado)

General Sampaio: 16h

Apuiarés: 18h

30 de janeiro (quinta-feira)

Horizonte: 16h

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline