STDS Inaugura Centro de Profissionalização para Pessoas Com Deficiência (CEPID)

13 de fevereiro de 2014 - 13:39

O governador Cid Gomes e o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, inauguraram na última sexta-feira, 14 de fevereiro, no bairro das Goiabeiras, o Centro de Profissionalização para Pessoas com Deficiência (CEPID), uma estrutura completa para formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho desse segmento, que representa quase 28% da população cearense. A solenidade contou com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, e do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

O novo centro é o maior do Norte e Nordeste e tem capacidade para atender 1.200 jovens e adultos. O equipamento dispõe de salas de aulas e laboratórios adaptados para capacitação nas áreas de informática, telemarketing, hotelaria, comércio e serviços administrativos, confecção e moda inclusiva, bem como cursos de Libras, formação de Audiodescritores e Braille e dispõe também de unidade de atendimento do Sine/CE na própria unidade. Além de completa infraestrutura para atendimento das pessoas com deficiência, como academia de baixo impacto, auditório, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa; e salas de convivência com cafeteria.

“Nosso objetivo com a nova unidade, é fortalecer a capacitação desse segmento no Estado e promover-lhes a inserção no mercado do trabalho”, destacou Josbertini Clementino. “Esse é um público com direitos iguais de inserção no cotidiano, no dia a dia das cidades, mas ainda privados de participar mais intensamente do mundo que nos cerca, um mundo cada vez mais dinâmico e cheio de atividades, oportunidades e desafios”, alertou o secretário.

Censo demográfico

Dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Um contingente de pessoas com direitos de inserção no cotidiano, no dia a dia das cidades, na vida, mas ainda privados de participar mais intensamente do mundo que nos cerca, um mundo cada vez mais dinâmico e cheio de atividades, oportunidades e desafios.

Desse total, 963,4 mil ocupam algum posto de trabalho, formalizado ou não. Entre as ocupações com maior presença dessa população estão àquelas ligadas principalmente ao setor industrial e de serviços, entre elas: o trabalhador polivalente de calçados e alimentador de linha de produção, bem como o auxiliar de escritório e assistente administrativos. Atualmente, o Ceará conta com 931.584 pessoas com deficiência visual; 307.593, auditiva; 132.527, Cognitiva e 462.316, com algumas deficiência física.

Significado de Deficiência

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

A Lei de Cotas

A reserva legal de cargos, também conhecida como Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91) estabeleceu a obrigatoriedade de as empresas com cem (100) ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, em proporções que variam de acordo com o número de empregados: de 100 a 200, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, de 3%; de 501 a 1.000, de 4%; e acima de 1.001, de 5%.

Histórico

Durante sua construção do Centro de Profissionalização Inclusiva, a STDS desenvolveu uma série de ações de mobilização e preparação da comunidade do entorno, para o convívio com o novo equipamento a ser instalado na área da Barra do Ceará. Foram realizadas palestras informativas, oficinas de capacitação, cursos de corte e costura e artesanato, sempre no intuito de aproximar a comunidade ao Centro, criando assim um sentimento de pertença e zelo, pelo novo equipamento.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira