STDS inaugura o novo Centro das Rendeiras do Iguape

24 de fevereiro de 2014 - 11:53

 

Maior polo de produção artesanal de renda de bilro do Ceará, a praia do Iguape, no Município do Aquiraz, ganhou nesta terça-feira, 25, o Centro das Rendeiras Miriam Porto Mota. Com área total construída de 1.173m², de frente para o mar, o novo Centro constitui-se em um local de produção e comercialização do artesanato cearense e irá beneficiar, diretamente, as 56 famílias de rendeiras que ali trabalham, além de incrementar o turismo regional e fortalecer a atividade artesanal da região.


O Centro de Rendeiras foi inaugurado pelo governador Cid Gomes e pelo secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino. Construído em formato de um navio ancorado à praia, numa homenagem aos pescadores cearenses, o novo equipamento consta de três pavimentos, sendo dois destinados aos boxes de produção, exposição e venda do artesanato, para cada uma das rendeiras.


Marco Estratégico

No terceiro andar, foi instalada uma cafeteria e área de lazer, um mirante, de onde se pode apreciar o mar, à frente, e às dunas do Iguape, por trás. “O Centro das Rendeiras Miriam Porto Mota é um marco estratégico do complexo artesanal e turístico de Aquiraz, que chega para cumprir a missão de valorizar as artesãs e suas famílias, escopo principal das políticas públicas do artesanato do Estado, além de modernizar a área”, ressalta Josbertini.


O equipamento recebe a assinatura do arquiteto cearense Antenor Coelho, segundo quem, buscou a inspiração nos barcos pesqueiros, para delinear as formas e a estrutura do Centro. “O artesanato e a pesca são as principais atividades econômicas da comunidade do Iguape, e estão diretamente interligadas, contribuindo bastante para manter viva a cultura local e promover o turismo do Ceará”, justifica o titular da STDS.


Conforme antecipa, o novo centro dispõe de espaços físicos adequados ao trabalho e ao atendimento dos clientes, – cearenses e turistas que visitam semanalmente o Iguape, – além de que garante, igualmente, acessibilidade com segurança para pessoas com deficiência. A obra foi concebida pela Coordenadoria do Artesanato e Economia Solidária da STDS.



 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089/2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: @stdsonline