STDS forma 701 novos profissionais no Ceará

7 de março de 2014 - 19:33

 

 

O Projeto Primeiro Passo formou 436 na capital e mais 80 jovens em Barro, Missão Velha e Jaguaribara. O Criando Oportunidades capacitou mais 185 pessoas nos municípios de Missão Velha, Mauriti, Barro, Jaguaribara, Caucaia, Quixeramobim e Banabuiú. 

 

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) segue com sua política de capacitação e formou, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (Idesq), mais 436 novos profissionais aptos para ingressar no mercado de trabalho formal. O encerramento da turma aconteceu na última segunda-feira, 10 de março, no Auditório do Hotel Escola Dorotéias, localizado no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).


Formados pelo Projeto Primeiro Passo no curso de Assistente Administrativo, os estudantes foram capacitados durante 16 meses e cumpriram carga horária de 1.280 h/a, sendo 400 h/a teóricas e 880 h/a práticas. As comunidades do Pirambu, Jacarecanga, Aerolândia, Lagamar, São Bernardo, Jangurussu, Conjunto Ceará, Parque São José, José Walter, Mucuripe, Parque Santa Maria, além de jovens do Instituto Cearense de Educação de Surdos, em Fortaleza, foram beneficiadas com as capacitações. O Projeto contou com a parceria de 300 empresas atuantes nos mais diversos ramos. Ao final do período de aprendizagem, foram efetivados 12 jovens nas empresas.

 

Interior

O Primeiro Passo também formou no sábado, 8 de março, 80 jovens nos municípios de Barro, Missão Velha e Jaguaribara. Capacitados na linha de ação Bolsista, os alunos participaram dos cursos de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure e Agente Operacional de Turismo.


Nos dias 8, 9 e 14 de março, nos municípios de Missão Velha, Mauriti, Barro, Jaguaribara, Caucaia, Quixeramobim e Banabuiú, o Projeto Criando Oportunidades forma 185 pessoas nos cursos de Costureiro, Doces e Salgados, Mecânica de Motos e Inglês. Durantes as solenidades, 50 kits instrumentais de trabalho serão entregues aos formandos que obtiveram mais de 75% de frequência nas aulas.


O Criando Oportunidades tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria. Além disso, atende jovens de 16 a 24 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afro-descendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas e LGBTT.

 

Programação:

8 de março (sábado)

Missão velha: 13h ? 20 educandos (Criando Oportunidades) / 20 educandos (Primeiro Passo)

Mauriti: 15h30 ? 20 educandos (Criando Oportunidades)

Jaguaribara: 17h ? 20 educandos (Criando Oportunidades) / 20 educandos (Primeiro Passo)

Barro: 19h30 ? 45 educandos (Criando Oportunidades) / 40 educandos (Primeiro Passo)

9 de março (domingo)

Caucaia: 8h30 ? 20 educandos (Criando Oportunidades)

10 de março (segunda-feira)

Fortaleza: 10h ? 436 educandos (Primeiro Passo)

14 de março (sexta-feira)

Quixeramobim: 10h ? 40 educandos (Criando Oportunidades)

Banabuiú: 17h ? 20 educandos (Criando Oportunidades)

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mails: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: @stdsonline