STDS/Cepid oferece 165 vagas para capacitação de pessoas com deficiência

22 de abril de 2014 - 15:16

 

Data: 23,24 e 25 de abril

Horário: 8 horas

Local: Av. Sen. Roberto Kennedy, 128, Planalto Goiabeiras – Barra do Ceará

 

Novas oportunidades de capacitação profissional e de trabalho se abrem para jovens e pessoas com deficiência, em Fortaleza. A secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (CEPID), está oferecendo 165 vagas, em 10 cursos distintos, para capacitar pessoas que apresentem alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla.


Amanhã 4ª feira, dia 23, às 8:30hs, a coordenadora do Cepid, Regina Tahim, estará apresentando a nova grade cursos do Cepid, que inclui vagas para editor de texto em Braile, digitador, assistente administrativo, recepcionista e atendente de lanchonete, este último com aulas prática na Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), também da STDS. Para quem pretende empreender, montar o próprio negócio, o Cepid está oferecendo cursos para maquiador, iluminador de cenários, cinegrafia e para chaveiros.

 

SOCIALIZAÇÃO

Na oportunidade, estarão reunidos representantes de todas as unidades e coordenadores de projetos sociais desenvolvidos pela STDS, dos Creas, Cras e centros comunitários para conhecer as atividades promovidas pelo centro e divulgar nas comunidades. “O objetivo é divulgar os serviços prestados pelo Cepid, levar ao conhecimento da sociedade, sobretudo das pessoas com deficiências, que há espaços e cursos profissionalizantes disponíveis para este segmento”, destacou Regina Tahim.

 

Segundo ela, a divulgação das atividades do centro irá ocorrer também, nas manhãs destas quinta e sexta-feiras, dias 24 e 25 de abril. “Nosso objetivo com o Cepid é fortalecer a capacitação desse segmento no Estado e promover-lhes a inserção no mercado do trabalho”, destaca o titular da STDS, Josbertini Clementino.

 

Significado de Deficiência

Segundo a Convenção da ONU, é toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.

 

A Lei de Cotas

A reserva legal de cargos, também conhecida como Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91) estabeleceu a obrigatoriedade de as empresas com cem (100) ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, em proporções que variam de acordo com o número de empregados: de 100 a 200, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, de 3%; de 501 a 1.000, de 4%; e acima de 1.001, de 5%.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: www.twitter.com/stdsonline