STDS forma 109 novos profissionais no Sertão Central
24 de maio de 2018 - 15:36
Os cursos de capacitação foram realizados em Quixeramobim, Deputado Irapuan Pinheiro e Banabuiú
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) segue apostando no pontencial do trabalhador cearense e qualificando novos profissionais no interior do Estado. Nesta sexta-feira (25), o secretário Francisco Ibiapina certifica 109 jovens e adultos qualificados pelos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades. Os cursos de capacitação foram realizados em Quixeramobim, Deputado Irapuan Pinheiro e Banabuiú, no Sertão Central.
Qualificados nos cursos de Costura (19 alunos) e de Confeitaria (39 alunos), por meio do Criando Oportunidades, os 58 formandos de Quixeramobim recebem os certificados às 9h, no Liceu do Município. Já em Deputado Irapuan Pinheiro, 17 novos Auxiliares Administrativos, capacitados pelo Primeiro Passo, participam da solenidade de conclusão do curso às 11h30, no Auditório da Secretaria de Assistência Social. Os 34 jovens qualificados em Banabuiú – nos cursos de Agente de Turismo (14 alunos), via Primeiro Passo, e de Cabeleireiro (20 alunos), via Criando Oportunidades – serão certificados na Câmara Municipal, às 14h.
Para o titular da STDS, as ações de capacitação profissional são vitais para os municípios uma vez que reforçam o mercado de trabalho local e despertam o espírito empreendedor dos participantes. “Por meio da STDS, o Governo do Ceará se empenha em fortalecer a mão de obra no interior, qualificando pessoas e garantindo que elas fiquem seguras para exercer novas atividades ou mesmo investir em um negócio próprio”, destaca Ibiapina.
Os Projetos
Em 2018, a STDS disponibilizará 35.120 vagas para capacitação, sendo 15.120 para o Primeiro Passo e 20 mil vagas para o Criando Oportunidades. O Primeiro Passo qualifica profissionalmente adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário.
Articulado com outras políticas públicas, o projeto Criando Oportunidades também amplia as oportunidades dos cidadãos cearenses. O projeto tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais. As turmas do projeto são desenvolvidas de acordo com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.
Municípios contemplados
25 de maio (sexta-feira)
• 9h – Quixeramobim (Liceu de Quixeramobim – Av. Dr. Joaquim Fernandes, 95, Centro)
– Criando Oportunidades: 58 concludentes
Confeitaria: 39 formandos
Costura: 19 formandos
• 11h30 – Deputado Irapuan Pinheiro (Auditório da Secretaria de Assistência Social – Rua Cândido Borges, 10, Centro)
– Primeiro Passo: 17 concludentes do curso de Auxiliar Administrativo
• 14h – Banabuiú (Auditório da Câmara Municipal – Rua Raimundo Dias, 38, Centro)
Total: 34 concludentes
– Primeiro Passo: 14 concludentes do curso de Agente de Turismo
– Criando Oportunidades: 20 concludentes do curso de Cabeleireiro
Mais informações
Projeto Criando Oportunidades: (85) 3101.7805 /1558
Projeto Primeiro Passo: (85) 3101.1559 / 1554