Segunda estação do Praia Acessível é inaugurada em Caucaia

30 de maio de 2018 - 18:16

Idealizado pelo Governo do Ceará, o equipamento terá funcionamento de quarta a domingo, de 9h às 13h

“Eu estou nervoso, mas dizem que há coisas na vida que a gente nunca esquece, como andar de bicicleta e mergulhar no mar. Hoje é um dia feliz para mim”. O jogador de basquete Marcelo Negreiros, de 34 anos, não conseguiu conter a emoção ao reencontrar com o mar depois de quase sete anos, quando sofreu um acidente que o deixou com uma deficiência física. O reencontro com a água salgada só foi possível graças ao projeto Praia Acessível, que teve sua segunda estação inaugurada na manhã de hoje (30) na praia do Cumbuco, município de Caucaia.

Idealizado pelo Governo do Ceará, o projeto promove acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias. A ação oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias que possibilitam o acesso do público ao mar. A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, destacou a importância do projeto no fortalecimento da interação com a família e a sociedade. “A gente vê aqui crianças e adolescentes que nunca tomaram banho de mar por não ter essa logística e estrutura usufruindo desse momento tão prazeroso. O Governo do Ceará, junto com a Prefeitura de Caucaia, entrega esse espaço, que tem equipamentos e também profissionais capacitados para receber e acolher as pessoas com deficiência. Esteiras, cadeiras anfíbias estão disponíveis para que eles possam ter acesso ao mar, tomar banho, promovendo uma qualidade de vida melhor”.

Sobre o Praia Acessível

Voltado também para crianças com deficiência, o Praia Acessível faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. A iniciativa está dentro do pilar Tempo de Brincar, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar e da socialização com a comunidade.

O local possui tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, frescobol, vôlei adaptado e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e profissionais da Prefeitura de Caucaia foram capacitados e atuarão auxiliando os usuários do projeto. O investimento realizado pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e pela Prefeitura de Caucaia para o funcionamento da estação foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

A ação terá o funcionamento de quarta a domingo, de 9h às 13h. O usuário terá acesso ao mar dependendo da tábua das marés. As informações podem ser consultadas através dos números (85) 3123.4460/3342.5720. Já na alta estação (janeiro, julho e dezembro) funciona diariamente no mesmo horário.

Leia matéria completa: http://www.ceara.gov.br/2018/05/30/segunda-estacao-do-praia-acessivel-e-inaugurada-em-caucaia/