STDS realiza Feira de Empreendedorismo e Esportes para Pessoas com Deficiência
13 de dezembro de 2018 - 17:54
Atualizado em 17 de dezembro
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou a Feira de Empreendedorismo e Esportes do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), nas últimas quinta-feira (13) e sexta-feira (14). Durante o evento, foram apresentados os produtos e serviços planejados em workshop ministrado para pessoas com deficiência (PCDs), além de que aconteceram competições em diversas modalidades paraesportivas. A programação contemplou um público de mais de 100 paratletas.
Os alunos competiram nas seguintes modalidades: Basquete em Cadeiras de Rodas, Natação, Handebol, Tênis de Mesa, Tênis de Quadra em Cadeiras de Rodas, Power Soccer e Futsal de 5. “Incluir é a palavra de ordem, nós precisamos levar mais oportunidades e acessibilidade para as PCD’s. Ao longo do ano, realizamos diversas atividades dentro do Cepid, que é como uma segunda casa para o público que frequenta as capacitações e participa dos esportes promovidos pela unidade”, destaca a coordenadora do Cepid, Regina Tahim. Só em 2018, o Cepid qualificou 700 jovens e adultos, destes, 235 são PCDs, e inseriu 331 profissionais com deficiência no mercado de trabalho.
Inclusão gerando resultados
Equipamento gerido pela STDS, o Cepid atende às demandas de pessoas com deficiência por formação, qualificação e inserção no mercado de trabalho, ofertando serviços também à população em geral. Desde sua criação em 2014, até este ano, a unidade cadastrou um total de 8.055 pessoas, das quais 3.146 são pessoas com deficiência. Os cursos de qualificação, nas modalidades presencial e à distância, beneficiaram 3.258 pessoas e 1.185 foram inseridas no mercado de trabalho.
O Cepid
A unidade, localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza, oferece serviços de orientação psicossocial, por meio de equipe multidisciplinar; cursos de formação e qualificação nas áreas de Indústria, Comércio e Serviços, de acordo com as demandas do mercado e as necessidades das empresas; intermediação para o mercado de trabalho; acompanhamento periódico das pessoas com deficiência inseridas nos postos de trabalho; ações de sensibilização nas empresas para o trato com as pessoas com deficiência.
Na área do esporte, o Cepid atende, em média, 159 atletas por ano, em modalidades como basquete em cadeiras de rodas, natação, futsal de cinco para deficientes visuais, futebol em cadeiras de rodas e tênis de mesa, gerando resultados favoráveis, como a convocação de atletas do basquete e do futebol em cadeiras de rodas para suas respectivas seleções brasileiras.
O Cepid é um ambiente acessível equipado com piso tátil direcional e de alerta, assentos nos chuveiros, rampas e elevador de acesso, barras de apoio, mesas para cadeirantes nas salas de aula, além de área de convivência com cafeteria, salas de aula climatizadas, laboratórios de informática, salas de atendimento individual, auditório com capacidade para 80 pessoas, piscina acessível, quadra poliesportiva e academia de baixo impacto ao ar livre.
Os interessados em participar de atividades no Cepid devem ter a partir de 16 anos de idade e precisam realizar um cadastro para o qual é solicitado RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. Feito o registro, os novos inscritos são submetidos a uma entrevista com psicólogo e/ou assistente social e encaminhados aos serviços de seu interesse.
*Mais informações:
Regina Tahim – Coordenadora do Cepid – 3101.2723 / 9.8956.7508