SPS promove dia de serviços e oficinas na Escola Índios Tapeba em Caucaia

12 de julho de 2019 - 12:21

Durante a ação, que ocorrerá na próxima quarta-feira (17), o Caminhão do Cidadão atenderá os povos Tapeba, Taba dos Anacé, além de comunidades quilombolas

A Escola Índios Tapeba, em Caucaia, recebe na próxima quarta-feira (17), um dia de serviços, oficinas e exibição de curta-metragem, promovido pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) em parceria com a Defensoria Pública do Estado. A ação atenderá comunidades quilombolas do município e os povos tapeba e anacé, com oferta de emissão de documentação básica, roda de conversa sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, e atendimento às demandas étnico-raciais.

A partir das 8h, o Caminhão do Cidadão fará emissão de RG e CPF, além de certidão de antecedentes criminais e atualização de dados junto à Receita Federal. A coordenadoria de igualdade racial fará atendimento e a coordenadoria de políticas para mulheres atenderá as mulheres da comunidade, alertando sobre a violência doméstica contra a mulher.

“Os obstáculos no acesso aos direitos e a invisibilidade ainda têm marginalizado os povos indígenas e as comunidades quilombolas. Nosso diálogo tem se firmado no sentido de levar os serviços para mais perto dessas pessoas, bem como promover debates voltados ao fortalecimento das identidades étnico-raciais dos povos e comunidades tradicionais”, ressalta a coordenadora de Ceppir, Zelma Madeira.

A Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, fará o atendimento jurídico na comunidade. “A atividade do NDHAC na comunidade indígena foi solicitada pelas lideranças tapebas que buscam acesso a direitos civis, notadamente referentes a erradicação do subregistro. É importante o reconhecimento das comunidades tradicionais da Defensoria como instrumento de garantia de acesso a direitos. Nossa ação visa estreitar laços, orientar e realizar atendimento jurídico relativo ao nome”, pontua a defensora Sandra Sá.

Serão realizadas também oficina de fanzines sobre os direitos dos povos e comunidades tradicionais e mostra de curtas-metragens sobre a temática da diversidade étnico-racial. Estarão presentes as comunidades quilombolas de Caucaia, como Boqueirão dos Araras, Caetanos em Capuan, Cercadão dos Dicetas, Porteiras, Serra do Juá, Deserto, Serra da Conceição, Serra da Rajada, Boqueirãozinho.

Serviço:
Onde: Escola Índios Tapeba, Capuano, Caucaia – Rua do Cassimiro, 523
Quando: 17 de julho (quarta-feira), a partir de 8h