Experiência da unidade móvel é apresentada no Curta o Gênero

11 de novembro de 2019 - 14:14

A unidade móvel de enfrentamento à violência contra a mulher foi um dos temas apresentados no último Curta o Gênero, evento que reúne mostra audiovisual, seminário, feira, lançamento de livros, exposição fotográfica e outras ações que debatem a questão de gênero. A experiência selecionada foi inscrita pelas técnicas que atuam na unidade móvel Eveline Alcântara, Gabriela Freitas e Mayara Viana, e apresentada durante a mostra, dentro do eixo Gênero, violência e violação de direitos.

Para Gabriela Freitas, além da oportunidade de divulgar a experiência da unidade móvel numa atividade relevante como o Curta o Gênero, a apresentação representa a busca do diálogo da execução das políticas públicas com a universidade. “Do mesmo jeito que o conhecimento produzido na academia precisa ser aproveitado pela sociedade, as políticas implementadas pelo Governo do Estado devem ser discutidas nesse espaço, visando um aprimoramento, aprofundamento de conhecimento e diálogo contínuo”, pontua.

A unidade móvel percorre distritos de diversos municípios cearenses levando a discussão sobre o empoderamento feminino e a violência contra a mulher. As técnicas – uma assistente social e uma psicóloga – promovem uma roda de conversa e efetuam atendimento individual, quando necessário. Nos últimos quatro meses, a unidade atendeu 1.400 mulheres em 60 distritos de 20 municípios.