Unidades de Acolhimento: SPS adota novas medidas de prevenção contra o coronavírus

31 de março de 2020 - 20:21

A prevenção para combater o contágio massivo do coronavírus tem sido um desafio diário no Ceará. Este desafio é ainda maior nas unidades de acolhimento onde se encontram idosos, adolescentes e crianças, que estão sob proteção do Estado. Responsável pelos equipamentos de acolhimento, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) anuncia novas medidas do Plano de Contigenciamento para prevenir a proliferação do vírus e proteger a vida dos abrigados.

“Nosso plano de prevenção para as unidades de acolhimento tem sido atualizado a medida em que a pandemia avança e demanda novas determinações do Ministério da Saúde e das autoridades sanitárias locais, que têm guiado nossas ações de cuidados e higiene nestes espaços. Estamos direcionando nossos esforços de modo muito assertivo para não vulnerabilizar ainda mais o público que atendemos”, destaca o secretario-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina, que ressalta o trabalho desenvolvido junto aos profissionais que atuam dentro das casas de acolhimento.

“Uma das mudanças que adotamos foi a alteração no processo de controle de entrada e saída de colaboradores dos abrigos. Caso apresentem algum sintoma viral, os profissionais devem preencher o Termo de Declaração que elaboramos especificamente para esta situação e informar diretamente ao diretor do equipamento”, explica Ibiapina.

Além de álcool gel e material de limpeza suficientes para reforçar a higiene, as unidades da SPS receberam máscaras, gorros e aventais para os servidores que atuam diretamente com os acolhidos. Locais e salas específicas de isolamento também foram criados nos abrigos, para caso de contágio de algum dos assistidos.

Os profissionais foram orientados sobre as medidas básicas que dificultam a contaminação por coronavírus, como lavar bem as mãos com água e sabão e higienizar as áreas e objetos de maior contato, como maçanetas das portas, corrimões, celular e utensílios em geral.

André Bezerra, médico e assessor da secretaria-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, lembra da importância dos cuidados com a saúde mental dos profissionais que atuam nestes espaços. “Penso que todas as medidas que já implantamos para proteger tanto os abrigados, como os técnicos são de extrema importância, mas devem ser acompanhadas dos cuidados com o psicológico destes profissionais. Pensando no estresse e ansiedade que a pandemia tem causado, estamos, em parceria com o Instituto Logos de Psicologia, ofertando atendimento online com psicólogos através da escuta terapêutica”, expõe André.

Outro ponto importante é estabelecer uma comunicação lúdica com as crianças abrigadas. “Eles são pequenos, mas entendem que tem algo diferente acontecendo e isso mudou a rotina deles, então a melhor forma de lidar com isto é apresentar de uma forma mais leve e lúdica como higienizar as mãos e aproveitar este tempo para aprender novas brincadeiras. No Tia Júlia, temos enviado vídeos feitos especialmente para a criançada da casa e isso tem um significado muito positivo para eles”, conclui o psiquiatra.

Monica Gondim, coordenadora da Proteção Social Especial da SPS, frisa que o Plano de Contingenciamento está em aberto. “Estamos abertos a movimentações no sentido de aprimorar a prevenção nos espaços de acolhimento do Estado. Estamos trabalhando para orientar também os municípios que prestam serviço de acolhimento, seja para criança, adolescentes, mulheres ou idosos, para que os técnicos saibam os protocolos a seguir em casos suspeitos e quais as medidas preventivas”, pontua.

> Acesse aqui o plano de contingência para as unidades de acolhimento