Encontros virtuais formam equipe técnica do projeto Esporte e Superação

20 de julho de 2020 - 16:34

Promoção da cidadania e inclusão social é o tema do terceiro encontro virtual que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove, desta terça-feira (21), a partir das 8h, para trabalhadores e operadores do projeto Esporte e Superação. O encontro on-line deve reunir cerca de 300 pessoas em um debatem com a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes; o coordenador de Cidadania, Tadeu Lustosa, e a coordenadora do programa Vapt-Vupt, Irene Dantas.

 

Na pauta das exposições estão o conceito de cidadania, a história dos direitos civis no Brasil, sua inserção enquanto política pública e as principais ações desenvolvidas no Ceará. Os gestores da SPS irão detalhar os principais serviços ofertados, demandas, impacto, público alvo e os atendimentos realizados pelo programa Caminhão do Cidadão e unidades Vapt Vupt.

 

Desenvolvido pela SPS em parceria com a Federação de Triathlon do Ceará (Fetriece), o Esporte e Superação busca promover a inserção social de crianças e jovens, incluindo pessoas com deficiência, por meio de atividades esportivas, recreativas e lúdicas. A meta do projeto é atender, ao longo de um ano, sete mil pessoas, com idades entre oito e 29 anos, de Fortaleza e Sobral. 

 

Como explica a secretária Lia Gomes, os encontros semanais buscam socializar com os integrantes do programa as políticas públicas executadas pela SPS. “Queremos mostrar o que fazemos para a sociedade e desenvolver ações em consonância com nossas políticas, em especiais as transversais”, pontua, explicando que assim será possível formar multiplicadores com viés humanitário e olhar sensível às causas sociais. 

 

Programação semanal

– 21 de julho | Políticas de Cidadania desenvolvidas pela SPS, emissão de documentos e as unidades de atendimento Vapt Vupt. 

– 28 de julho | Política de proteção à pessoa ameaçada

– 04 de agosto | Ações e projetos desenvolvidos para pessoas com deficiência, suas necessidades, demandas, respeito e inclusão.

– 11 de agosto  | Enfrentamento ao racismo, Questão racial, igualdade étnico e racial, inclusão e a política de cotas