Famílias cearenses começam a receber kits de máscaras de tecido

21 de julho de 2020 - 15:09

Os kits de máscaras de tecido distribuídos pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), para minimizar os riscos de transmissão do coronavírus entre as famílias em situação de vulnerabilidade social já estão sendo entregues à população. Nesta semana, 27.141 famílias dos municípios de Tianguá e Viçosa do Ceará receberam 110 mil máscaras. No total, estão sendo doadas cinco milhões de máscaras para beneficiar todas as cidades do interior do Estado. Nesta quinta (23), a SPS entrega novas 553.250 máscaras a mais 22 municípios.

A ação é resultado da parceria entre Casa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Agência do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e SPS.

Em Tianguá, as entregas iniciaram esta semana e contemplam um público de 17.041 famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou que possuem Número de Identificação Social (NIS). Ao todo, serão entregues 59.500 máscaras. Virgínia Rodrigues (26) recebeu hoje o kit com cinco máscaras e conta como o material vai ser útil na rotina do dia a dia. “As máscaras serão muito úteis aqui em casa, principalmente para o meu marido que é pedreiro e continua trabalhando em obras para trazer comida para casa. Agora eu fico mais tranquila de saber que ele estará se protegendo da maneira correta, ele poderá trocar de máscara quando necessário e isso será uma proteção não só para ele, mas para mim e para o nosso bebê”, explica a beneficiária.

“Para nós, gestores da política de assistência social no Ceará, é extremamente gratificante ver que as pessoas estão se preocupando em se proteger e proteger suas famílias. A pandemia nos mostrou que os cuidados conosco e com nossas famílias refletem em toda a sociedade”, destaca a titular da SPS, Socorro França. Ela lembra que, até a semana passada, foram entregues 2,7 milhões de máscaras de pano, em benefício de 555.950 famílias. O secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina, observa que ver o trabalho da pasta chegando às casas das famílias é uma motivação para todos envolvidos na distribuição.

Luzia Vieira (40) tira seu sustento da terra. A família da agricultora é uma dentre as 10.100 contempladas com os kits distribuídos em Viçosa do Ceará. “A gente que mora em zona rural, distante de tudo, precisa muito dessa assistência para se proteger melhor. Quando chegar em casa já vou distribuir entre os meus filhos para que ninguém saia desprotegido”, conta ela, que tem três filhos.

A prefeita de Potengi, Alizandra Gomes, ressaltou a importância da ação. “Tenho certeza que todos os gestores municipais estão saindo daqui da sede da SPS com o coração mais leve por saber que estão levando proteção ao seu povo. Essas 7.750 máscaras representam muito para as famílias mais necessitadas da nossa cidade. Parabenizo o Governador Camilo Santana pela iniciativa e postura diante deste grande desafio que estamos enfrentando globalmente”, frisa a gestora.

“Estou saindo da SPS com mais de 20 mil máscaras para entregar às famílias das comunidades mais carentes do nosso município. Quando esquecemos os números e pensamos nas pessoas tudo ganha outro peso e outra medida. É muito gratificante saber que estou levando proteção e cuidados para os meus conterrâneos”, conclui o prefeito de Salitre, Rondilson Ribeiro, contemplado na quarta etapa da distribuição, que aconteceu na semana passada.

No total, o Governo do Ceará já atendeu 108 municípios com a ação. Semanalmente, são entregues máscaras a novos municípios. A entrega é feita à medida em que as empresas credenciadas para a produção finalizam novos lotes.