Quem foi Tereza de Benguela

28 de julho de 2020 - 10:11

Tereza de Benguela ou Rainha Tereza como costumava ser chamada, viveu no século XVIII e foi uma mulher negra e líder quilombola do Quilombo do Piolho, também conhecido como Quilombo do Quariterê que se localizava entre o rio Guaporé e a atual cidade de Cuiabá no Estado do Mato Grosso. O quilombo chefiado por Rainha Tereza de 1750 a 1770 foi o maior do Estado, abrigando mais de 100 pessoas negras e indígenas.

Segundo os registros históricos, o Quilombo que Rainha Tereza governava vivia numa espécie de parlamento, onde todas as decisões eram discutidas em grupo e havia uma estrutura de conselheiros. A comunidade quilombola referida, vivia do cultivo de algodão, milho, feijão, mandioca, banana e venda dos excedentes produzidos. Rainha Tereza era bem firme, comandava toda a estrutura política, econômica e administrativa, mantendo a defesa do quilombo com a utilização de armas trocadas com os brancos ou adquiridas nos confrontos com os bandeirantes e capitães do mato, de ataque a comunidade quilombola.

Não se tem registros de como Rainha Tereza morreu, mas uma das versões é que ela foi assassinada em confronto com as forças contrárias. O Quilombo do Quariterê resistiu até 1770, quando foi destruído pelas forças de Luís Pinto de Sousa Coutinho.

Rainha Tereza se configura como mais uma heroína negra e quilombola esquecida pela historiografia nacional e como forma de homenageá-la foi instituído por meio da Lei nº 12.987 de 25 de Julho de 2014 o Dia Nacional da Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Wanessa Brandão
Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR)