Atividades esportivas em casa: CITS ofertam oficinas on-line na pandemia

17 de agosto de 2020 - 18:41

A sala de casa rapidamente vira um espaço de socialização e atividade física, onde toda a família se reúne para colocar o corpo em movimento. É assim que vem acontecendo as oficinas de esporte e cultura oferecidas pelos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), equipamentos da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). As aulas acontecem através da plataforma Google Meet, o público interessado pode se inscrever nas atividades através do site www.cfisnossasenhoradefatima.com.br

Dança, karatê, jiu jitsu, teatro, balé, yoga e ginástica são as modalidades ofertadas. Rosângela Santos (49) conta que já fez diversos cursos no CITS São Bernardo e agora se entregou ao yoga. “Neste período de pandemia, aproveitei a oportunidade e me inscrevi nas aulas de yoga. Eu já tinha feito o curso de cozinha geral e estava planejando começar o curso de organização de eventos, mas a pandemia mudou os planos e impôs outra rotina”, explica a aluna. “Fiquei muito surpresa com o yoga. Não sabia que envolvia tantos movimentos do corpo e que podia me trazer tanta paz de espírito. As aulas virtuais têm me ajudado a superar a ansiedade e manter a calma em meio a tantas mudanças”, completa Rosângela Santos.

A titular da SPS, Socorro França, destaca que as atividades socioesportivas são uma forma das pessoas cuidarem de sua saúde física e também mental. “Esse período de restrições sociais trouxe uma sobrecarga para muitas famílias. Além disso, a sensação que pode ser trazida pelo distanciamento precisa ser cuidada. Essas atividades do CITS são fundamentais nesse momento”, pontua a secretária.

Localizados nos bairros Jangurussu, José Walter, Parque São José, Aerolândia, São Bernardo, Mucuripe e Conjunto Ceará, os CITS desenvolvem ações voltadas para formação profissional, além de atividades socioesportivas e oficinas de inclusão produtiva e cultural. “Nós atendemos um público amplo e de diversas faixas etárias. Neste momento de pandemia nos mobilizamos para seguir oferecendo essas atividades de forma segura. Foi então que optamos por adaptar nossas oficinas para o formato on-line e o retorno do público tem sido muito positivo”, conta a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Robertha Arrais.

Ela destaca que as atividades têm alcançado uma boa adesão. “O melhor de tudo é ver que as famílias também participam das aulas com bastante engajamento. A ideia é que possamos seguir ampliando os atendimentos às comunidades e proporcionar o atendimento integral dos serviços ofertados pelos CITS”, complementa.
“Essa é a primeira oficina de muitas outras que ainda quero fazer no CITS, estou maravilhada com a possibilidade de ter tantos cursos bons e gratuitos sem precisar sair de casa. As aulas de yoga têm me ajudado a superar a ansiedade e acaba sendo uma forma de interagir com minha família que participa junto comigo”, explica Maria Júlia (20), que mora no Conjunto Ceará.