Governo do Ceará conclui entrega de cinco milhões de máscaras e mais de 1 milhão de famílias serão beneficiadas

17 de agosto de 2020 - 18:20

Mais de um milhão de famílias do interior e da capital do Ceará estão sendo contempladas com kits de máscaras de tecido. À frente da distribuição do material, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), conclui hoje (17), a entrega de cinco milhões de máscaras adquiridas pelo Governo do Ceará para minimizar os riscos de transmissão do coronavírus nos 184 municípios cearenses. Nesta última remessa, foram entregues 110 mil máscaras para oito municípios do Litoral Oeste, Região Metropolitana e Maciço de Baturité, contemplando mais 22 mil famílias. A ação é resultado da parceria entre Casa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Agência do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e SPS.

Beneficiária do Programa Criança Feliz, Luana Rodrigues recebeu hoje pela manhã seu kit de máscaras. Ela explica a importância dessa doação para sua família. “Eu tenho quatro filhos. Todos os dias me preocupo com a saúde deles e tento manter os cuidados para que ninguém se contamine com o vírus. Levo muito a sério o uso da máscara e sei que essa atitude pode salvar vidas”, conta ela, que mora em Granja.

“Hoje é um dia muito especial porque estamos encerrando um ciclo de entregas que só foi possível graças ao empenho dos nossos técnicos da assistência social. Profissionais que se doaram integralmente para cumprir esta missão que nos foi confiada pelo governador Camilo Santana. Proteger o povo cearense e possibilitar o acesso aos direitos básicos em um período de muitas mudanças e adaptações têm sido um desafio, mas estamos superando as dificuldades e levando, mesmo aos locais mais distantes, um atendimento digno e humano”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

Para a secretária de Assistência Social de Mulungu, Marileuda Araújo, um dentre os oito municípios contemplados nesta última entrega das máscaras, a doação fortalece as ações que já vêm sendo realizadas para atender a população em situação de vulnerabilidade social. “Hoje, nós estamos saindo daqui da sede da SPS, com 10.750 máscaras de tecido para entregar às famílias mais necessitadas da nossa cidade. É muito gratificante saber que ao chegar nos nossos municípios vamos ver o sorriso no rosto das mães, avós e pais, que precisam de proteção para trabalhar e cuidar dos filhos e netos”, ressalta.

Rafaelle Siqueira mora em Irauçuba e também recebeu seu kit de máscaras hoje. “Na minha casa somos três: eu, meu marido e minha filha e temos sempre muito cuidado ao sair na rua, seja para trabalhar ou fazer as compras de casa. Estava preocupada porque com a volta à rotina nós precisamos ter mais que uma máscara e nosso dinheiro já estava todo contadinho para as despesas do mês. Essa doação chegou em um momento muito oportuno e vai ser nossa garantia de proteção”, completa a beneficiária.