Cursos profissionalizantes ofertam novas perspectivas

25 de setembro de 2020 - 17:28

Diana Muniz (24) aposta nas conquistas de quem busca conhecimento e corre atrás dos seus sonhos. Ela é uma dentre os 30 alunos do curso on-line de Sabonete Artesanal realizado pelo Programa Transformando Vidas, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

“Eu acredito muito no conhecimento como uma força de transformação. Estou no sexto semestre de Pedagogia e neste período de pandemia, o curso de sabonetes tem sido uma experiência muito valiosa pois estou transformando o que aprendi em uma  possibilidade de renda para mim e até de quem sabe ser dona do meu próprio negócio, além de já projetar passar esse aprendizado adiante, e transformar esse conhecimento em renda para outras pessoas do meu bairro”, explica Diana, que já produziu dois sabonetes líquidos com o que aprendeu nas aulas e pretende vender o material posteriormente.

“Fiz um sabonete de jasmim e outro de talco e estou aprendendo muito sobre esse universo da saboaria artesanal. Uma situação curiosa e que me deixou muito feliz esses dias foi compartilhar esse momento com meu pai. Ele teve um AVC e por conta disso não tem os movimentos da metade do corpo, mas conseguiu me ajudar a medir os produtos, fazer as misturas e isso fez com que ele se sentisse muito útil. Não tenho nem palavras para descrever como foi bom dividir isso com ele”, conta Diana Muniz, que frequenta as aulas no ABC Bom Jardim há quase um mês, período de duração do curso, que tem carga horária de 80h.

“Esse curso mostra a integração de nossos projetos, com aulas sendo ofertadas em equipamentos como os ABCs, e mostra ainda que todas as adversidades que a pandemia nos impôs não têm nos impedido de ofertar oportunidades que podem transformar a vida das pessoas”, destaca a secretária da Proteção Social, Socorro França.

Robertha Arrais, coordenadora de Inclusão Social da SPS, frisa que os cursos têm inspirado jovens e adultos a buscar outra alternativa de renda, principalmente para aqueles que ficaram desempregados. “Este ano nós nos sentimos muito desafiados com relação aos cursos na modalidade on-line e está sendo gratificante ver a desenvoltura dos alunos, o tino para empreender e dar a volta por cima, mesmo diante de um período de crise”, expõe.

O Programa Transformando Vidas, com a capacitação profissional, tem proporcionado a reinserção social de jovens em situação de vulnerabilidade, e dos sistemas socioeducativo e penitenciário, que são atendidos no programas”, ressalta Robertha Arrais, lembrando que a meta deste ano é que sejam capacitadas 200 pessoas através do Transformando Vidas.

Para a coordenadora do ABC Bom Jardim, Jenuilma Marques, o equipamento é reconhecido pela comunidade porque tem um trabalho de muitos anos no bairro e que envolve não só crianças e adolescentes, mas toda a família. “Mesmo neste período de pandemia nós não paramos, criamos grupos de whatsapp para dar seguimento a comunicação com nosso público tanto dos ABCs como dos Circo Escolas e atualmente estamos ofertando  cursos online”, explica a coordenadora.

A SPS coordena cinco ABCs, que estão localizados nas periferias de Fortaleza e atendem os bairros do Grande Bom Jardim, Mondubim, Palmeiras, Serrinha e Cajueiro Torto, além dos dois Circo Escolas, que funcionam nos bairros Bom Jardim e Palmeiras. Neste ano, até o último mês de setembro, os equipamentos atenderam juntos, com cursos profissionalizantes, oficinas de música, arte, esporte e cultura, além das atividades online,  um total de 5.712 pessoas.