SPS alcança índice de 93,75% em transparência pública e gestão patrimonial

15 de fevereiro de 2021 - 16:40

 

Uma investigação das forças e fraquezas da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) apontou um alto grau de maturidade na administração pública estadual. A investigação é possibilitada pelo Programa de Integridade do Poder Executivo, realizado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Os dados indicam que a SPS alcançou índices de 93,75%, em Comunicação e Transparência Pública e em Gestão Patrimonial, e de 88,64%, em Controle Interno e Ouvidoria.

Em uma análise de 11 segmentos de gestão interna, a SPS alcançou alto grau de maturidade na administração pública estadual, com 72,32% de aderência global, em nível gerenciado de integridade.

O Diagnóstico de Integridade busca conhecer o funcionamento dos órgãos e entidades do executivo estadual, avaliar a estrutura de controle interno e identificar oportunidades de melhorias e fragilidades que possam impactar no alcance dos objetivos estratégicos e institucionais de cada Secretaria.

“Entendo que devemos buscar sempre a excelência, quando falamos em serviço público. O programa de Integridade é isso, a busca por identificar e melhorar o que for necessário”, aponta a titular da SPS, Socorro França. O secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da SPS, Sandro Camilo, observa que, a partir dos apontamentos da Controladoria, a SPS vai desenvolver um plano de ação para melhorar as chamadas fraquezas.

Para o secretário-executivo da CGE, Marconi Lemos, o fortalecimento institucional e consequente melhorias dos serviços entregues à população são os maiores propósitos e ganhos do Programa de Integridade. “O programa nos oferece uma visão global da organização. O diagnóstico pode ser utilizado como um guia para os gestores, no sentido de mitigar riscos e aperfeiçoar os instrumentos de controle e gestão e ampliar os serviços ofertados“, destaca.

O Diagnóstico de Integridade é composto por 54 assertivas referentes à Gestão Estratégica; Mapeamento e Padronização dos Processos; Gestão de Riscos; Monitoramento das Atividades e dos Resultados; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Patrimonial; Gestão de Tecnologia da Informação; Controle Interno e Ouvidoria; Transparência Pública e Comunicação; Aplicação do Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual; e Ações Anticorrupção, de Prevenção e de Combate a Fraudes e Responsabilização Administrativa.

“A avaliação obtida foi positiva com o grau de maturidade gerenciado. Agora, temos o desafio de avançar ainda mais, sabendo para que pontos deveremos direcionar os esforços”, avalia a coordenadora de Desenvolvimento Institucional da SPS, Marcele Arruda. A partir dos resultados, a SPS irá elaborar o Plano de Integridade para tratar e sanar as debilidades encontradas e, em seguida, implementar as oportunidades de melhorias gerais.