CeArt apresenta: João Pedro Carvalho,mestre da cultura que ressuscita beatos e cangaceiros

1 de julho de 2021 - 13:32

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos:Sheyla Castelo Branco

Nas águas quentes da Praia de Iracema se banha a Iemanjá de João Pedro! Em suas xilogravuras, o artista nos faz atravessar as superfícies e perceber a profundidade. Traz orixás em paisagens típicas do Nordeste e mostra nas suas peças a política, o sincretismo religioso que ocorreu por aqui, além do seu orgulho pelas raízes nordestinas e africanas. “Nas xilogravuras, nós ressuscitamos heróis, santos, beatas e cangaceiros. É uma arte visceral, pois é talhada na umburana, a matéria viva do nosso trabalho, e que, portanto, merece nosso respeito”, conta o mestre da cultura João Pedro Carvalho, que já produziu mais de 8 mil peças e há mais de vinte anos expõe seus trabalhos na Central de Artesanato do Ceará (CeArt), junto a outros 35.054 artesãos que vivem no Ceará.

Vinculada à  Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a Central trabalha com o incentivo ao artesanato cearense, através da capacitação dos artesãos e da exposição e comercialização das suas obras.

O artista, nascido em Ipaumirim, no ano de 1964, foi criado na cidade de Juazeiro do Norte, onde seu gibi era a literatura de cordel. “Eu tive uma infância maravilhosa. Naquela época, Juazeiro vivia toda a força da efervescência religiosa despertada pela figura do Padre Cícero. Cresci ouvindo histórias de santos, beatas e cangaceiros”, conta João, que aos 18 anos já tinha lançado seu primeiro cordel.

Suas primeiras xilogravuras vieram mais tarde, em 1998, período em que ele se cadastrou na CeArt e também se tornou amigo do professor e pesquisador, Gilmar de Carvalho. “O Gilmar me mostrou que eu, um matuto do sertão, poderia sim ensinar meu ofício dentro da universidade e que o que eu fazia era cultura popular e precisava ser apresentado para outras gerações. O Gilmar nos deixou um legado riquíssimo. Ele nos mostra como a literatura sai de apenas uma ilustração nas capas dos cordéis e ganha o status merecido de obra de arte”, constata João Pedro.

O artista popular veio morar em Fortaleza no ano 2000, e atuou durante 12 anos no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc), ensinando sua arte para alunos e professores. Hoje, João Pedro planeja sua volta a Juazeiro, para de lá seguir enchendo nossos olhos de beleza com sua arte.

“A CeArt valoriza os artesãos cearenses preservando a cultura, o talento, a tradição e arte popular. O mestre João Pedro é uma referência para todos nós porque se dedica integralmente ao seu ofício e teve o cuidado de passar seus conhecimentos para outras gerações. Não foi à toa que ele recebeu o título de mestre da cultura dois anos atrás. Isto é resultado do seu comprometimento com a arte popular. Nós somos privilegiados de ter suas obras expostas em nossa galeria e de poder divulgar seu trabalho em nossos espaços de venda”, destaca Patrícia Liebmann, coordenadora da CeArt.

Algumas peças do mestre João Pedro Carvalho estão disponíveis na loja on-line da CeArt. Acesse www.lojaceart.online