Mês da Primeira Infância tem programação com debates e campanha de aleitamento materno

2 de agosto de 2021 - 17:50

Agosto é considerado o mês da Primeira Infância. Parar marcar a data e sensibilizar para a valorização dessa fase do desenvolvimento, o Governo do Ceará realiza uma programação com debates, experiências exitosas e incentivo ao aleitamento materno. A abertura do mês será nesta terça (3), às 15h, de forma virtual com transmissão pelo YouTube da SPS, com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, da titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e do secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina.

Ainda na abertura a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial da Primeira Infância, Onélia Santana, ministra palestra sobre A importância do investimento na primeira infância no Ceará.

Para a primeira-dama do Ceará é muito importante ter um mês destinado à primeira infância, que é uma fase primordial para o neurodesenvolvimento. “O programa Mais Infância Ceará executa uma série de ações com um olhar intersetorial para estimular o desenvolvimento das crianças durante esta janela de oportunidades. Estudo apontam que as bases do desempenho escolar, da saúde e do desenvolvimento econômico e da cidadania responsável são formados no início da vida”, ressalta.

A secretária Socorro França destaca a importância da valorização e de investimentos em projetos para a infância. “A fase da vida de zero a seis anos compreende o período mais relevante para o desenvolvimento das estruturas cognitivas, motoras e psicossociais da criança. A SPS integra o programa Mais Infância Ceara com serviços e investimentos, construindo e fortalecendo políticas públicas que respondam às múltiplas dimensões da vulnerabilidade social das famílias cearenses, com acesso à assistência social, saúde, educação, leitura, cultura e lazer”, destaca.

“Esse evento é importante para apresentarmos e debatermos com os municípios, com os Conselhos e agentes sociais as estratégias de fortalecimento das relações de parentalidade, sobretudo na pandemia; para mostrar o significado do brincar com a criança, a importância de tornarmos as cidades mais acolhedoras à primeira Infância”, pontua Silvana Simões.

Programação
3 de agosto, às 15h – Abertura e palestra A importância do investimento na Primeira Infância no Ceará, com a primeira-dama do Estado, Onélia Santana
6 de agosto, às 15h – Marco: parentalidade na pandemia
9 de agosto, às 9h – Experiências exitosas no Ceará
11 de agosto, às 9h – Lançamento da campanha do aleitamento materno
16 de agosto, às 14h – Agentes sociais do Programa Mais Infância Ceará: um olhar intersetorial
19 de agosto, às 8h30 – Diálogos e desafios metodológicos em tempos de pandemia

Todas as atividades serão transmitidas no YouTube da SPS Ceará