Artesãos cearenses desenvolvem peças exclusivas para 22ª edição da Casa Cor

11 de novembro de 2021 - 15:04 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Bia Ferro Gomes
Foto: Larissa Feitosa e Bia Ferro Gomes

Quem visitou a Casa Cor já pode ter visto que os espaços têm a forte presença do artesanato cearense. O Governo do Ceará, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), buscou garantir a diversidade e a inovação dos produtos artesanais na mostra. Este ano, além dos itens que saíram das lojas da CeArt para os espaços da Casa Cor Ceará 2021, os artesãos cearenses também desenvolveram produtos específicos para os ambientes.

Com o tema “A Casa Original“, a proposta dessa edição desafiou os profissionais a refletirem sobre as origens, a ancestralidade e o equilíbrio entre passado e futuro. O evento está aberto ao público até dia 5 de dezembro.

A artesã Armênia Rocha, do Ateliê Alumiar Design, de Fortaleza, trabalha há 24 anos com luminárias de palito de coqueiro, e já participou de outras edições da Casa Cor. Algumas de suas peças chegam a medir 1,10 m e levam três dias para serem concluídas. Este ano, as luminárias estarão presentes na loja Ceará Feito à Mão, espaço da Casa Cor de comercialização de artesanato assinado pelos designers Luciana Brasileiro e Marcílio Sousa (Emes Interiores), e na Praça do Acolhimento, do arquiteto Mário Wilson Costa.

Para Armênia, esse trabalho colaborativo sempre traz algo inovador para as peças. “Hoje, você não faz nada só, soma as ideias, os materiais e consegue construir um novo modelo. Estou sempre aceitando ideias e trazendo para o que faço”, explica. Na avaliação da artesã, desde 2018, o cenário de decoração tem se voltado para o resgate da cultura e a pandemia de Covid-19 acabou acelerando esse processo. “O artesanato tem essa leitura da nossa cultura diferenciada pelo design e traz a humanidade e a preocupação com o meio ambiente para dentro de casa”, avalia.

Para os designers de interiores Luciana Brasileiro e Marcílio Sousa, o trabalho artesanal é fundamental para o conceito do espaço Loja Ceará Feito à Mão. “Foi muito bacana trabalhar com essa ideia para conhecermos ainda mais as técnicas, os materiais. Para podermos mostrar para o público as possibilidades, além do industrializado”, afirma Luciana. “O trabalho artesanal é único e, por isso, mais rico porque tem variação de cor, espessura, você nunca terá uma peça exatamente igual a outra. Além de transformar um material que é facilmente encontrado em algo inusitado”, destaca Marcílio Sousa.

Um dos pioneiros em utilizar troncos de madeira encontrados nas dunas e transformá-las em peças é o artesão Luís Antonio Gonzaga, do Cumbe, em Aracati. Seu trabalho é destaque com o pássaro de madeira decorando a entrada do evento, na Praça do Acolhimento do arquiteto Mario Wilson Costa. Essa é a segunda participação de Luís na Casa Cor Ceará. “Daqui da região eu vejo que fui uma porta aberta para outros artesãos. O fato de estar expondo serve de inspiração para outros artesãos se valorizarem”, conta. Os pássaros de madeira do Luís foram premiados no Salão de Abril, em 1988, e desde então, evoluíram para novas formas, tamanhos e cores.

As peças da CeArt estão distribuídas em oito ambientes da Casa Cor Ceará. São mais de 300 itens em várias tipologias de diversos municípios do Estado. Entre os produtos, luminárias de palha, potes e outros utensílios de argila, além de almofadas e toalhas de mesa de rendas e outros fios e tecidos. As peças foram escolhidas pelos profissionais responsáveis pelos espaços em visitas às cinco lojas da CeArt e estão à venda no local.

Os itens da Central de Artesanato do Ceará estão em um espaço voltado para a comercialização do legítimo artesanato cearense, na Loja Ceará Feito à Mão, dos designers Luciana Brasileiro e Marcílio Dias. A loja funciona durante o evento e está aberta ao público em geral, no período de 26 de outubro a 5 de dezembro de 2021. Terça a sábado, das 16h às 22h e domingos e feriados, das 15h às 21h. Av. Rui Barbosa, 901

Serviço:
22ª CASA COR Ceará
Data: 26 de outubro a 05 de dezembro de 2021
Terça a sábado: das 16h às 22h
Domingos e feriados: das 15h às 21h
Local: Av. Rui Barbosa, 901