Centros Comunitários promovem atividades para mês da Consciência Negra

22 de novembro de 2021 - 15:35 # # # # # #


A programação acontece ao longo de novembro em diferentes unidades da Capital

Apresentações de capoeira e maculelê foram algumas das atividades realizadas no Centro Comunitário Luiza Távora (Farol), durante a palestra Diálogos: Consciência Negra. O evento integrou a programação dos Centros Comunitários de Fortaleza para o mês da Consciência Negra. No Farol, as atividades acontecem desde a primeira semana de novembro e seguem até o último dia do mês.

O objetivo é que a comunidade reconheça a importância do povo negro na formação da cultura e da identidade brasileiras, identificando e valorizando as influências da culinária, música, danças e vocabulário. “Ao longo da semana nós tivemos apresentações, contação de história, dentro do Farol Literário, e hoje tivemos uma palestra para beneficiários e suas famílias”, explica a coordenadora do centro Luiza Távora, Socorro Parente.

Realizada pela pedagoga Jacqueline Lessa, a palestra apresentou, de forma lúdica, temas de diversidade étnico-racial, preconceito e racismo estrutural. “Normalmente, as pessoas não percebem como o racismo envolve a sociedade e, por isso, certas atitudes acabam sendo naturalizadas. Trazer esses exemplos de fotos, figuras públicas, celebridades de etnias e condições diferentes, é mostrar que o nosso diferente é o que nos completa”, afirma.

“O diálogo com essas pessoas hoje é importante para que elas saibam quem são, sua história e quais as oportunidades que elas têm. É uma demanda vinda da comunidade e o intuito é fortalecer a identidade dessas famílias. Para que se reconheçam como são e como sujeitos de direitos. Essa é a grande finalidade das nossas unidades, trazer essa cidadania tão necessária”, completa.

Maria de Lourdes Marques (63), foi uma das beneficiárias que acompanhou a atividade. “Esse debate é importante em qualquer lugar, mas principalmente aqui, porque ainda tem aquela questão do bullying das crianças. Infelizmente, o preconceito, o racismo, está presente em casa, com os pais, e as crianças não aprendem só com palavras, aprendem com nossas ações”, pondera. “Apesar de já ser bem discutido na mídia, é sempre bom, porque é preciso falar mais e de uma forma que as pessoas tenham consciência de que isso tem que mudar”.

Programação
Idealizadas pelo Grupo de Participação e Desenvolvimento Humano (GPDH) da SPS, as atividades buscam desenvolver atitudes de interação, respeito e combate ao preconceito racial.

Atividades no ABC Conjunto Palmeiras

“Todo mês, tentamos trazer temas de reflexão para crianças, adolescentes e familiares. Além de trazer arte, esporte e cursos, também levamos muito a sério a formação cidadã deles, nesses temas”, explica o coordenador do GPDH, Beto Rodrigues. “Entre as atividades que estão sendo realizadas nas unidades este mês estão confecção de máquinas africanas, brincadeiras e jogos africanos, oficinas de tranças e confecção de bonecas abayomi”, finaliza.

Atividades

ABC Bom Jardim
Mostra Cultural
Dia 25/11
Manhã: 9h
Tarde: 15h

ABC Cajueiro Torto
Mostra cultural
Dia; 24/ 11
Manhã: 09h
Tarde: 14h

ABC Serrinha
Mostra cultural
Dia: 24/11
Horário: 15h30

Centro Comunitário Santa Terezinha
Roda de capoeira
Dia: 26/11
Manhã: 9h

Centro Comunitário São Francisco
Apresentação Cultural de Maracatu Grupo Vozes Da África
Dia: 24 /11
Horário: 13h30

Centro Comunitário São Vicente
Encontro Intergeracional, “Em torno da África”
Dia: 30/11
Horário: manhã