Comitiva faz visita técnica à Expoartesanias 2021, na Colômbia

22 de dezembro de 2021 - 18:23 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS Texto: Bia Ferro Gomes

O secretário executivo da Proteção Social, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Francisco Ibiapina, a coordenadora do Artesanato do Ceará, Patrícia Liebmann e membros da equipe do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB Nacional) e do Centro Sebrae de Referência do Artesanato (Crab Sebrae) participaram de visita técnica à Expoartesanias 2021, em Bogotá, na Colômbia. Durante três dias, de 14 a 16 de dezembro, a comitiva visitou uma das maiores feiras de artesanato da América Latina, que aconteceu de 7 a 20 de dezembro, e conheceu as ações da Artesanías de Colombia, empresa nacional de economia mista, responsável pelo desenvolvimento do setor artesanal colombiano.

Na ocasião foram apresentadas a estrutura geral do programa colombiano, missão, visão e metodologia, além de lançamentos recentes. Durante o encontro, houve, ainda, discussão sobre temas em comum com o programa brasileiro e possíveis parcerias.

A equipe da visita técnica prestigiou também o lançamento do projeto Colombia Artesanal, plataforma web criada para divulgar o domínio do artesanato do país para que os viajantes possam saber onde, quem e como são feitos os artesanatos. A iniciativa busca reativar o turismo cultural, atrair visitantes internacionais e contribuir para o aumento da renda dos artesãos por meio da promoção do artesanato e da criação de oportunidades comerciais, fortalecendo o setor artesanal como atrativo do turismo cultural. A plataforma pode ser acessada através do link https://colombiaartesanal.com.co/

A comitiva cearense conheceu ainda a metodologia utilizada nos projetos de desenvolvimento dos produtos e dos artesãos. Durante a visita, assistiram a solenidade de entrega das “Medalhas de Maestria Artesanal”, concurso realizado anualmente que busca recompensar os artesãos colombianos que, em seu trabalho, transmitem o ofício artesanal para perpetuar o legado e as tradições.