SPS certifica turma de cabeleireiro no Complexo Mais Infância Cristo Redentor

28 de janeiro de 2022 - 18:22 # # # #


Com materiais de trabalho na mão e sorriso no rosto, os 18 alunos da primeira turma do Complexo Social Mais Infância Cristo Redentor receberam sua certificação no curso de Cabeleireiro. A cerimônia foi realizada na manhã desta sexta-feira (28), seguida pela entrega dos kits instrumentais de trabalho. “O curso é realmente uma mão amiga nesse momento de vulnerabilidade que as pessoas estão vivendo”, reflete o orador da turma, Francisco Alan Amora. “Todo projeto precisa de consistência para se tornar realidade. Esse curso serviu para capacitar, abrir visão. Agora nós vamos não só começar, mas permanecer firmes neste propósito”, pontua.

Coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), e idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, o Complexo Social Mais Infância é um espaço de transformação social para pessoas de todas as idades. Além dos cursos de qualificação profissional, o equipamento disponibiliza atividades educacionais, esportivas, culturais e de geração de renda.

Para a titular da SPS, Socorro França, a qualificação profissional é sinônimo de autonomia e empoderamento para os cidadãos da comunidade. “Eu estou vivendo um dia mágico. Nós sonhamos e esse sonho foi construído a partir da ideia da nossa primeira-dama, Onélia Santana. Todos que hoje parabenizo pela conclusão do curso fizeram uma escolha. Não vamos deixar que ela morra, vamos para a frente, vamos lutar. Isso aqui é de cada uma dessas pessoas, é da comunidade, e nós vamos alavancar cada vez mais esse equipamento”.

Com duração de 160 horas/aula, a capacitação foi realizada entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, em parceria com o Instituto Maria da Hora. A solenidade de certificação contou com a presença da secretária da SPS, Socorro França; da coordenadora de Inclusão Social da SPS, Rebecca Cortez; da coordenadora do Complexo Social Mais Infância do Cristo Redentor, Cláudia Costa; da coordenadora de qualificação do Instituto Maria da Hora, Ingrid Massuco; e da gerente técnica do Instituto Maria da Hora, Amanda Maranha.

“Estamos de mãos estendidas para que possamos firmar parcerias e garantir que essas pessoas possam trabalhar, ser independentes, ter sua autonomia e, principalmente, se realizar. É importante não só escolher um caminho, mas que ele possa trazer bem-estar, felicidade, realização pessoal e profissional e é isso que desejo a cada um dos formandos”, declarou a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Rebecca Cortez.

Para Emanuela Gomes, 25 anos, o momento marca não só a conclusão do curso, mas o início de um novo ciclo. “Eu nunca tinha pensado em fazer nada nesse sentido, mas sempre peguei as pessoas de casa para fazer cabelo, escovar e quando eu soube do curso, me interessei logo. Estava procurando uma profissão e me realizei com esse curso, é uma porta que se abre para mim”, relata.

A concludente Marcionilia Pereira, 45 anos, também comemora a certificação. “Esse curso é importantíssimo para mim, porque ele me capacita na minha área de trabalho, me proporcionando fazer diversas atividades que antes não eram viáveis. Além de trabalhar no salão, eu posso trabalhar a domicílio, porque hoje eu sou capacitada para fazer qualquer tipo de trabalho no cabelo”, afirma.