Translive: SPS reúne representantes de associações LGBT+ para debater visibilidade e orgulho trans

28 de janeiro de 2022 - 17:15 # # # #

Neste sábado (29), quando é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove a “Translive: No Ceará tem disso sim! Visibilidade e orgulho de pessoas Trans”. O encontro reunirá virtualmente representantes de associações trans do Estado. A live acontece a partir das 16h, no Instagram @direitoshumanosce, e integra a programação da SPS para os 20 Dias de Ativismo pela Visibilidade Trans e Contra a Transfobia no Ceará.

“Existe uma fala contundente que diz ‘No Ceará não tem disso não’, mas com essa live nós afirmamos que no Ceará tem disso sim. Temos ONGs que protegem essa população, o trabalho do Centro de Referência, da política LGBT+, de equipamentos, defensores e defensoras”, pontua a orientadora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT da SPS, Samilla Marques. O objetivo é compartilhar vivências e visibilizar ações e ONGs, bem como políticas públicas e equipamentos voltados para a população trans.

O encontro contará com participação das representantes da Associação de Travestis do Ceará (Atrac), Andrea Rossati e Yara Canta; e dos representantes da Associação Transmasculina do Ceará (Atrans-CE), Rogers Saboia e Joaquim Ferreira. A conversa será mediada pela orientadora da coordenadoria LGBT da SPS, Samilla Marques, e pela coordenadora do Centro Estadual De Referência LGBT+ Thina Rodrigues, Silvinha Cavalleire.

“Felizmente, as pautas de pessoas trans e travestis vêm crescendo e ganhando muita visibilidade. Nós não queremos que as pessoas conheçam apenas o lado negativo, como as violências, os homicídios, os suicídios e as vulnerabilidades. Queremos uma visibilidade positiva, mostrando que nós, pessoas trans e travestis, estudamos, nos capacitamos, trabalhamos, formamos famílias, possuímos crenças religiosas e contribuímos para o desenvolvimento da sociedade”, pontua a coordenadora do Centro Estadual De Referência LGBT+ Thina Rodrigues, Silvinha Cavalleire. “Esse dia é muito importante, mas o respeito e a visibilidade trans e travesti deve ser em todos os dias do ano”, conclui.

Sobre a Campanha

Promovida pela SPS, a programação dos 20 Dias de Ativismo Pela Visibilidade Trans e Contra a Transfobia é realizada em alusão a duas datas: 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, e 15 de fevereiro, Dia Estadual de Combate à Transfobia. A data é uma homenagem à travesti Dandara dos Santos, torturada e assassinada em 2017. A programação teve início na última quinta-feira (27) e segue até o dia 15 de fevereiro, com workshop, seminários, lives e debates.