Formações para profissionais da Rede Socioassistencial marcam o mês contra a LGBTfobia

23 de maio de 2022 - 09:20

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos:Coordenadoria LGBT

Neste maio de combate à LGBTfobia, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, vem realizando formações para profissionais da rede socioassistencial do Estado, com foco na educação em direitos humanos para população LGBT+. Em todo o Ceará, mais de mil profissionais já participaram das formações do projeto Assistência Social para Todes, que acontecem tanto na Capital, quanto em cidades do interior.

O coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBT da SPS, Narciso Júnior, destaca que as formações são um combate à chamada LGBTfobia institucional, estruturada em razão do desconhecimento sobre a identidade de pessoas travestis e transexuais. “Nós somos atravessados por diversas questões, sejam dogmas religiosos ou o próprio desconhecimento dos agentes públicos sobre como nos receber e acolher nos equipamentos, programas e serviços da assistência social. Para desconstruir essas barreiras invisíveis é que estamos nesta força-tarefa, levando capacitação para os profissionais da rede socioassistencial tanto de Fortaleza, quanto do interior e assegurando assim que a população LGBT+ acesse seus direitos com plenitude”, destaca Narciso.

A titular da SPS, Onélia Santana, ressalta que a qualificação dos servidores públicos é feita na perspectiva da prevenção e enfrentamento à LGBTfobia nos equipamentos públicos. “As pessoas LGBT+ precisam acessar seus direitos básicos, como conseguir se cadastrar no CadUnico, nos programas habitacionais e serviços ofertados nos equipamentos de suas cidades”, ressaltou a gestora.

Sâmia de Oliveira é assistente social do Creas de Banabuiú e participou das capacitações para rede socioassistencial. “Essa formação nos permitiu ressignificar nossa prática para o público LGBT +. À medida que os instrutores nos abasteciam de conhecimentos, desde o contexto histórico das lutas, marco legal e a conceituação nos posicionando firmemente no enfrentamento às LGBTfobias institucionais. Saímos ainda mais comprometidos e conscientes do nosso papel dentro destes espaços”, complementou Sâmia.

As capacitações iniciaram no último dia 2 de maio e já passaram por Forquilha, Groaíras e Banabuiú. Nas próximas semanas, acontecem nas cidades de Fortaleza, região da Ibiapaba, Crato, Farias Brito, Milagres e Mauriti.

24/05 (terça-feira), às 8h
Assistência Social é de Todes: Formação sobre Educação em Direitos Humanos de LGBT+ na Rede Socioassistencial de Milagres
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social , Av. Lacordaire Ferreira Lins, 760, Milagres.
25/05 (quarta-feira), às 8h
Assistência Social é de Todes: Formação sobre Educação em Direitos Humanos de LGBT+ na Rede Socioassistencial de Mauriti
Local: Câmara Municipal de Mauriti, Rua Chagas Sampaio 517, Centro, Mauriti.