Oficinas de audiovisual fortalecem identidade racial para 300 jovens cearenses

11 de outubro de 2022 - 10:28 # # # # # # # # #

Juventudes e identidade racial 

Para combater o racismo e fortalecer a identidade das juventudes negras, quilombolas, indígenas, ciganas e periféricas, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), está realizando o projeto Ações para Superação do Racismo Institucional e Fortalecimento Identitário das Juventudes do Ceará, que vai contemplar 300 jovens em oficinas de produção audiovisual nos bairros Vicente Pizon, Bom Jardim, Jangurussu e Cidade Jardim, em Fortaleza e, nas cidades de Caucaia, Maracanaú, Sobral, Horizonte, Maranguape e Aquiraz.
Martír Silva, coordenadora da Ceppir, destaca que a ideia principal é fortalecer o processo de autorreconhecimento étnico e enfrentamento ao racismo junto às juventudes do Ceará. “Ao final das oficinas os participantes farão um experimento em audiovisual, com criação, roteirização, direção e edição coletiva. Tenho certeza que teremos resultados impressionantes ao incentivarmos o protagonismo das nossas juventudes”, reforça.
A coordenadora lembra a importância da inclusão dos jovens que nem estudam e nem trabalham neste projeto. “Queremos despertar a consciência política e social através da arte e, sobretudo, estamos dizendo a estes jovens que neste projeto eles têm um espaço para se expressar, para que se percebam e vejam a força e a beleza de ser quem são”, complementa Martír.
As oficinas, que iniciaram na última sexta-feira (7), na cidade de Sobral, seguem ocorrendo até o mês de dezembro. Na próxima quinta-feira (13), serão contemplados os jovens indígenas da etnia Jenipapo-Kanindé, da Lagoa Encantada, no município de Aquiraz e, na Capital, as oficinas iniciam a partir do dia 17 de outubro.
Martír explica que os jovens estão sendo selecionados de acordo com o perfil etário dos 15 aos 29 anos, que não estudam, nem trabalham, ou ainda jovens que sejam egressos das medidas socioeducativas e juventudes dos povos tradicionais. Toda a articulação para inscrições está sendo feita junto a lideranças locais, associações e centros culturais. O projeto é resultado de um convênio com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Programação

Sobral
Dias da oficina: 07,08, 14 e 15 de outubro
Horário: 8h às 17h
Endereço: Escola Saúde da Família / Endereço: Av. John Sanford, 1320, Junco, Sobral

Aquiraz
Dias da oficina: 13, 14, 20 e 21 de outubro
Horário: 8h às 17h
Endereço: Escola Indígena Jenipapo-Kanindé / Lagoa Encantada, s/n, Aquiraz

Maracanaú
Dias da oficina: 14,15, 22 e 23 de outubro
Horário: 8h às 17h
Endereço: Escola Indígena Chuí, Rua professor José Henrique n° 5888, Olho D’Água-
Maracanaú

Maranguape
Dias da oficina: 21 e 22/10 e 28 e 29/10
Horário: 8 às 17h
Endereço: Quilombo de Itapebussu, Rua Raimundo Mariano, s/n, Bairro Altos do Itapebussu

Horizonte
Dias da oficina: 29 e 30/10 e 05 e 12/11
Horário: 8 às 17h
Endereço: Centro Cultural Quilombola Negro Cazuza, Rua Chagas Bento, 124, Alto Alegre

Caucaia
Dias da oficina: 04 e 05/11 e 11 e 12/11
Horário: 8 às 17h