Jovens do Jangurussu participam de oficinas de audiovisual para fortalecimento da identidade racial

14 de outubro de 2022 - 14:35 # # # # # #


As oficinas iniciam na próxima segunda-feira (17), no bairro Jangurussu. Os bairros Bom Jardim, Vicente Pinzon e Cidade Jardim também serão contemplados na ação

Jovens dos bairros Jangurussu, Cidade Jardim, Vicente Pinzon e Bom Jardim participam de oficinas de produção audiovisual para fortalecer a criação de narrativas identitárias, onde juventudes negras, quilombolas, indígenas, ciganas e periféricas do Ceará sejam protagonistas de suas histórias. As oficinas iniciam na próxima segunda-feira (17), no Jangurussu, onde serão contemplados 25 jovens por meio de articulação com a Associação Santo Dias. As formações estão acontecendo também em outras seis cidades do interior e, contemplam um total de 300 jovens cearenses, sendo 100 destes na Capital.

Realizadas pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), as oficinas também contemplam jovens das cidades de Sobral, Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape e Aquiraz.

“Estamos trabalhando narrativas identitárias com as nossas juventudes que estão nas periferias e nos territórios tradicionais para que através do protagonismo e do acesso aos conhecimentos básicos de criação, roteirização, direção e edição coletiva possam contar sua própria história e, assim, fortalecerem seu pertencimento étnico-racial”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

Martír Silva, coordenadora da Ceppir, ressalta a importância da inclusão dos jovens neste projeto. “Nós queremos convocar as diversas juventudes do nosso Estado, sobretudo, aqueles que não estão inseridos nem nas instituições de ensino e nem no mercado de trabalho, como também jovens egressos do sistema socioeducativo, para que participem desta atividade e possam fortalecer o processo de autorreconhecimento étnico e enfrentamento ao racismo coletivamente”.

As oficinas fazem parte do Projeto Ações para Superação do Racismo Institucional e Fortalecimento Identitário das Juventudes do Ceará, convênio com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

“Pra gente é muito importante firmar estas parcerias porque trazem oportunidades para as nossas juventudes. Nas periferias que atuamos têm jovens que sonham bastante e precisam deste tipo de incentivo para acreditarem que eles também podem alcançar o que desejam e também para trazermos para mais perto deles o debate racial”, explica o coordenador de programação da associação Santo Dias, Alan Sampaio.

Os jovens que tiverem interesse em participar da oficina no Jangurussu, podem se inscrever na Associação Santo Dias, que atua há 25 anos na região do Ancuri, Jangurussu e Itaitinga, com foco na prevenção da violência.

O público da oficina está sendo selecionado de acordo com o perfil etário dos 15 aos 29 anos, que não estudam, nem trabalham, ou ainda jovens que sejam egressos das medidas socioeducativas e juventudes dos povos tradicionais. Toda a articulação para inscrições está sendo feita junto a lideranças locais, associações e centros culturais.

Programação
Fortaleza
Bairro Jangurussu
Dias da oficina: 17, 18, 19, 20 e 21 de outubro
Horário: 8h às 17h
Endereço: Associação Santo Dias, Coronel José Gomes de Moura, 596 , Parque Santa Maria/ Ancuri
Bairro Bom Jardim
Dias da oficina: 08 e 09/11 e 10 e 11/11
Horário: 8 às 17h
Endereço: SOS Periferia, Rua Recanto Boreal, 60, Parque São José
Dias da oficina: 22 e 29/10 e 05 e 12/11
Horário: 8 às 17h
Endereço: Centro Cultural Bom Jardim, Rua Três corações, 400, Granja Lisboa
Bairro Vicente Pinzon
Dias da oficina: 22 e 23/10 e 29 e 30/10
Horário: 8 às 17h
Endereço: Associação União de Jovens do Vicente Pinzon, Rua Ponta Mar, 642, Serviluz
Bairro Cidade Jardim
Dias da oficina: 26 e 27/11 e 03 e 04/12
Horário: 8 às 17h
Endereço: Associação Uma Flor Nasce, Av.Pau, 100, Condominio 07, Cidade Jardim 01, José Walter