Programa Transformando Vidas leva capacitação a internos de três unidades prisionais

24 de fevereiro de 2023 - 16:03 # # #

A Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio do programa Transformando Vidas, inicia um novo ciclo de capacitação profissional no sistema penitenciário cearense e prepara mais 100 jovens e adultos para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. Iniciados há um mês, os cinco cursos disponibilizados são de manicure e pedicure, cabeleireiro, design de sobrancelha e depilação e estão sendo ministrados em três unidades prisionais, em Aquiraz e Itaitinga.

Neste mês, estão sendo contemplados internos das unidades prisionais Irmã Imelda e Desembargadora Auri Moura Costa, ambas em Aquiraz, e de Ensino, Capacitação e Trabalho (UPECT), de Itaitinga. Os cursos têm carga horária de 80 horas e seguem até o dia 8 de março próximo. No ano passado, 452 jovens e adultos, de cinco unidades prisionais e de cinco centros de medidas socioeducativas concluíram cursos profissionalizantes, em dez tipologias distintas.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca a importância do Transformando Vidas para a ressocialização, integração social e inclusão produtiva de jovens e adultos. “Esse é um projeto de mudanças, de estímulo e promoção do conhecimento, que gera novas perspectivas de vida e um olhar diferenciado de futuro, a partir da educação e da capacitação profissional”, ressalta.
Inclusão social e econômica

“O programa contribui para que egressos do sistema penal e socioeducativo se tornem protagonistas de um novo projeto de autonomia econômica e da própria mudança de vida, de forma participativa, justa e igualitária”, acrescenta a coordenadora do Transformando Vidas, Ediany Lima, lembrando que a participação nos cursos contribui para a redução da pena judicial.

Além da promoção de cursos nas próprias dependências das unidades prisionais e centros de medidas socioeducativas, o Transformando Vidas proporciona a pessoas em liberdade assistida, internos e egressos do sistema penal, capacitações em outras unidades de formação profissional da SPS, como nos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), Centro de Formação e Inclusão Sócio Produtiva (Cefisp), e nas linhas de ação Jovem Estagiário e Jovem Aprendiz, do projeto Primeiro Passo.

“Parcerias e alianças estratégicas têm sido fundamentais à construção da rede de atendimento social. São indispensáveis à inclusão dos jovens ao convívio social e produtivo” complementa Ediany Lima. Entre as tipologias profissionalizantes oferecidas, destacam-se as de eletricista predial, design de sobrancelhas, recepcionista, embalagens, doces e salgados, mecânica de motos, assistente administrativo, sabonete artesanal, jardinagem, cabeleireiro e recepcionista.

Mais informações pelo e-mail: transformandovidas@sps.ce.gov.br
Endereço: Rua: Silva Paulet, 324 – Bairro Meireles – Fortaleza – Ceará