CeArt Itinerante viaja a Paracuru e Beberibe para levar atendimento aos artesãos cearenses

14 de abril de 2023 - 15:43 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Bia Ferro
Fotos:Divulgação CeArt

Para ampliar o atendimento e profissionalização de artesãos do Ceará, o Governo do Estado realiza, neste mês, um atendimento pelo interior. A CeArt Itinerante que leva a diversos municípios os serviços da Central de Artesanato do Ceará, equipamento da Secretaria da Proteção Social (SPS), estará nas regiões da Grande Fortaleza e Litoral Leste.

No período de 17 a 19 de abril, Paracuru recebe o projeto, que vai contar com oficinas, cadastro e renovação das identidades artesanais, certificação de produtos, palestras e oficinas artesanais. Os artesãos dos municípios vizinhos como Trairi e Pacatuba também receberão atendimento nas instalações do Caminhão do Cidadão. Já em Beberibe, a ação acontece nos dias 27 e 28 de abril.

Através da emissão de identidades artesanais, a SPS reconhece a legitimidade do artesanato e traz benefícios como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de produtos, a capacitação em cursos gratuitos de aprimoramento e atualização de técnicas e a hospedagem na Casa do Artesão Cearense, em Fortaleza.


Para cadastro e renovação de identidade artesanal, o artesão deve ter em mãos documentos de identificação (RG, CPF e Comprovante de Residência), uma peça pronta na técnica que deseja se cadastrar e material para produzir a peça do início em um teste de habilidade.

“O objetivo dessa ação é beneficiar grupos produtivos e associações do Estado levando até eles o processo de cadastramento para emissão de identidade artesanal e o serviço de emissão do Selo CeArt com a certificação de novos produtos artesanais que poderão ser comercializados nos espaços das lojas ceArt”, destaca a coordenadora de artesanato, Patrícia Liebmann.

A Ceart Itinerante já passou por 25 municípios de dez regiões do Estado, desde o lançamento, em outubro de 2021. Aproximadamente 1,6 mil artesãos do interior do Ceará foram beneficiados pela ação que dá acesso aos benefícios oferecidos pelo Governo do Estado.

No total, são 37,4 mil artesãos cadastrados e 86 entidades artesanais ativas na Central de Artesanato do Ceará. De 2015 a 2022, 37.273 artesãos participaram de capacitações para o fortalecimento do artesanato e assessoramento técnico de melhoria da qualidade artesanal. No mesmo período, a CeArt já intermediou a comercialização de 479.721 peças artesanais, movimentando mais de R$ 17 milhões em vendas.

Projeto CeArt Itinerante

Paracuru
De 17 a 19 de abril – segunda-feira a quarta-feira
De 10h às 15h
Local: Rua Coronel Meireles, 07 – Centro
Serviços
Oficina de Pirografia em Madeira
Cadastro e Renovação das Identidades Artesanais
Certificação de Produtos
Palestra Sebrae ‘Como utilizar o marketing digital para vender artesanato’

Beberibe
27 e 28 de abril – quinta-feira e sexta-feira
De 10h às 16h
Local: Rua Sagrado Coração de Jesus – Praça Matriz
Serviços
Oficina Artesanal
Cadastro e Renovação das Identidades Artesanais
Certificação de Produtos
Palestra Sebrae